Janeiro 2018
UECE e IFCE promovem evento com professor da USP
Sex, 12 de Janeiro de 2018 11:25

O Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizam, no período de 15 a 19 de janeiro, no Campus Itaperi, evento com a participação do professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), Orlando Stanley Juriaans.

O convidado ministrará a palestra "Axiomas. Geometrias, Novos Mundos, Máquinas e Além" e o minicurso "Teorias de Gerenciamento e Tópicos em Matemática".

A palestra discutirá a necessidade da existência de axiomas na Matemática, com exemplos de algumas geometrias. A partir destas geometrias será mostrado como novos mundos se originam, como a tentativa de lidar com o infinito e a procura de consistência e completude nos leva além do que sabemos. Será um passeio pela Matemática, que levará os participantes de Euclides a Gödel, passando por Gauss.

O minicurso será dividido em duas partes: 1. Sobre duas teorias de gerenciamento que podem ser utilizadas em sala de aula, na escola ou em contextos mais gerais. 2. Alguns tópicos da Matemática. É possível aplicá-los no ensino não universitário. Serão dadas aplicações concretas e a conexão destes tópicos com teorias avançadas da Matemática.

Clique aqui para efetuar inscrição. Evento gratuito e aberto ao público.