Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Dezembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
PDF
Imprimir
E-mail
Qui, 07 de Dezembro de 2017 11:24


Em solenidade realizada no ultimo dia 27 de novembro, no Hotel Brasil Tropical, ocorreu o encerramento da 2ª. Turma do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Programa de Qualificação e Estruturação do Sistema Único de Saúde - ProgeSUS 2011 – 2016/2017.

O curso tem objetivo formar dirigentes e equipes que atuam na área de gestão de pessoas no SUS das secretarias de saúde, para condução de modelos de gestão do trabalho comprometidos com as políticas públicas e os processos de mudanças nas estruturas organizacionais da área das secretarias de saúde, para condução de modelos de gestão do trabalho comprometidos com as políticas públicas.

Em uma parceria entre a UECE, Secretária de Saúde do Estado do Ceará- SESA e Escola de Saúde Pública da FIOCRUZ/ENSP/FIOCRUZ e o Ministério da Saúde/ Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / SEGTES.

Este projeto encerrou a sua primeira turma em 2013, com a formação de 25 especialistas. Em 2017 na segunda turma contou 37 especialistas com sucesso nas ambas turmas, tendo em vista a formação de gestores para atuarem nos municípios do Estado do Ceará.

O coordenador Estadual da Especialização, professor da UECE, Augusto Martins Torres, destacou os produtos do curso ao longo de um ano e quatro meses, sendo eles constituídos de produções textuais, pesquisas de campo e debates realizados nos encontros formativos através de uma pedagógica lúdica, com inserção nos serviços de saúde do SUS, também foram realizados através da Web Rádio AJIR (Link: www.uece.ajir.com.br), web seminários com temáticas de Políticas de Saúde, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que possibilitaram aos outros profissionais dos 11 municípios (Fortaleza, Horizonte, Tururu, Acarape, Guaiúba, Canindé, Amontada, Quixadá, Itapipoca, Crateús, Nova Russas), a participarem também das aulas em sistema online (com áudio e vídeo em tempo real).

Além das 34 monografias apresentadas ao final do curso como critério de conclusão do mesmo. A coordenadora nacional da especialização reiterou a parceria institucional realizada, e destacando que a UECE era a única universidade estadual do Brasil habilitada à titulação dos gestores no Ceará, após a submissão do projeto para formação da segunda turma no edital público do Ministério da Saúde em 2014. E celebrou a produção monografias dos estudantes estimulando-os à publicação dos resultados.

Neste mesmo sentido, a coordenadora de Gestão da Educação Permanente em Saúde da SESA, Profa. Silvia Bonfim externou sua alegria em poder contar com 37 gestores especialistas nesta área da gestão do trabalho e da educação no SUS, que é um campo novo nas formações dos profissionais de saúde no Brasil. Em seguida a coordenadora do Núcleo do Lato Sensu da UECE, Fádia Amorim, ressaltou a relevância da parceria UECE/SESA, FIOCRUZ e Ministério da Saúde, destacando que a UECE é capacitada para devolver a sociedade os conhecimentos científicos e acadêmicos, portanto, saudou o sucesso do curso reforçando articulação entre as instituições para fortalecer as políticas de formação permanente em saúde. Em seguida a estudante Renata Salviano (coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial do município de Horizonte), representando a turma, agradeceu a todos pela oportunidade de cursar uma área de suma importância para o SUS e destacou que todos os concludentes se sentiam honrados em poder receber uma certificação de especialista emitido pela UECE, que tem já uma história de formação e qualificação de profissionais para atuarem no SUS.

Estavam presentes no evento, a coordenadora do Núcleo do Lato Sensu, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da UECE, Fádia Valetim de Amorim, representando a PROGPq e também o  reitor da UECE,  Jackson Sampaio, a representante da coordenadoria de Gestão da Educação Permanente em Saúde da SESA, Silvia Maria Bonfim que representou o secretário de Saúde do Estado; da  coordenadora nacional da Especialização junto à FIOCRUZ-RJ, Neuza Nogueira Moysés; da vice-coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem da UECE, Sawiori de Jesus Bezerra dos Anjos; e o coordenador Estadual da Especialização, Augusto Martins Torres, professor da UECE, demais alunos, familiares, gerentes de serviços de saúde, professores, convidados de outras instituições de Ensino Superior e amigos.