Dezembro 2017
Uece recebe visita da diretora do Observatório da Governança Municipal
Ter, 10 de Outubro de 2017 15:43

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, recebeu no último dia 3 de outubro, no Gabinete da Reitoria, a diretora do Observatório da Governança Municipal de Fortaleza, Cláudia Leitão, e a assessora Rosana Lima Rodrigues.

A visita teve como objetivo buscar parceria da Uece para o "Observatório de Fortaleza: políticas públicas e governança municipal", vinculado ao Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR). O equipamento está sendo construído em prédio na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza.

"O espaço contará com um museu onde haverá virtualidade e uma série de informações sobre Fortaleza. Nós queremos que os pesquisadores da Uece estejam conosco", propôs Cláudia Leitão.

A diretora ressaltou que a Uece é a primeira universidade a ser convidada a participar do projeto. "Queremos também que seus alunos frequentem o espaço. Suas pesquisas, monografias, dissertações e teses, com algum vínculo com políticas públicas municipais, de Fortaleza em particular, poderão ser disponibilizadas na Biblioteca Virtual do Observatório".

Ao destacar a produtiva parceria já existente com a Prefeitura de Fortaleza, o reitor da Uece, ao lado de pesquisadores da Instituição, disse "sim" à proposta. "Pode contar conosco. Ficamos felizes com essa parceria", responde Jackson Sampaio.

O Observatório de Fortaleza integra o Plano Fortaleza 2040, que é um projeto para a cidade de Fortaleza que privilegia a participação cidadã na gestão da cidade, com a definição de diretrizes e objetivos a serem efetivados. Na esfera do Fortaleza 2040, serão consideradas as questões ambientais, sociais e econômicas da cidade.

Estiveram presentes na ocasião professores pesquisadores ou representantes: do Observatório das Nacionalidades (ON), Alana Aline Pinheiro; do Observatório da Violência contra a Mulher (Observem), Maria Helena Frota; do Laboratório de Gestão Inteligente de Cidades (LAGIC), Hermano Carvalho; do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade (LEURC), Zenilde Baima; do Laboratório de Estudo em Geografia Cultural (LEGEC), Otávio Costa; do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), Kádma Marques Rodrigues; do Laboratório de Estudos de População (LEPOP), José Meneleu Neto; e do Laboratório de Energias Renováveis (LER), Lutero Carmo de Lima.