Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Dezembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Setembro Amarelo Estudantil é encerrado com mesa redonda e alcança objetivo
PDF
Imprimir
E-mail
Seg, 09 de Outubro de 2017 11:28

 

O Setembro Amarelo Estudantil, ação unificada dos estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com iniciativa dos alunos do 3º semestre do curso de Medicina, chega ao fim com o Setembro da Vida da MedUece. O evento unificado aconteceu no período de 11 a 25 de setembro, com palestras, apresentações culturais e muito mais.

O Setembro da Vida da MedUece, organizado pelos estudantes da disciplina de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do curso de Medicina, encerrou as atividades do evento com debate sobre as inovações e estratégias para o cultivo da Felicidade, da Saúde, do Bem Ser e do Bem Estar, da Paz, do Amor, da Solidariedade, da Escuta Acolhedora, do ativismo pela Vida, e do cuidado integral ao ser humano.

 

alt

 

O debate contou com facilitadores convidados, como o coordenador do Movimento Pravida, psiquiatra e professor do Curso de Medicina Universidade Federal do Ceará (UFC), Fabio Gomes de Matos e Souza; o médico da Família e Comunidade e professor do Curso de Medicina UFC, Pablo Araújo Alves; a enfermeira, pós-graduanda em Gestão em Saúde e Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Emanuele Ribeiro Ramos; a terapeuta Hooponopono, Constance Maria Lago Santana; e a terapeuta René Mey de Regeneração Celular, Romina Moya Díaz.

 

alt

 

Durante a manhã de diálogos, na abertura, foi promovida apresentação cultural da MedBanda e dos estudantes do Curso de Graduação em Música para acolher e desejar as boas-vindas a todos que participaram do evento de prevenção ao suicídio. Foram promovidos, após a mesa redonda, atendimentos com Quick Massage pela turma de massoterapia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/Ceará), supervisionada pela professora Maria Nágela Sampaio Saraiva, como também por terapeutas de Barras de Access, Regeneração Celular de René Mey e Auriculoterapia.

 

alt

 

O evento contou com a orientação das professoras do curso de Medicina, Daniele Vasconcelos Fernandes Vieira e Maria das Graças Barbosa Peixoto. "Agradecemos, nesta ocasião do encerramento do Setembro Amarelo Estudantil, o apoio que recebemos do Curso de Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), do UeceVest, dos estudantes integrantes da MedBanda, bem como à terapeuta holística Margarida Yukiko que nos presenteou com os Jardins da Vida, e ao patrocínio concedido pelo Sindicato dos Médicos do Ceará (SINDMEDCE) o que tornaram possível a realização deste projeto", destaca Daniele Vasconcelos.

 

alt

 

A ideia central do movimento é a continuidade e a constante mobilização entre professores, estudantes e servidores no espaço universitário e para além dele. Para isso, estão sendo planejados outros momentos que serão somados aos diálogos ocorridos no Setembro Amarelo Estudantil.

De acordo com a professora Daniele Vasconcelos, o evento alcançou seu objetivo. "Consideramos que nosso propósito foi atingido satisfatoriamente e dedicamos essa iniciativa a todas as pessoas que, no passado e neste exato instante, estão na busca de suporte, de sustentação para continuar a sua jornada, enfrentando os desafios das mais variadas origens e que necessitam de nosso olhar, atenção e cuidado especializado, amoroso, solidário", finaliza a docente.

Os certificados de participação serão enviados para os e-mails cadastrados, no período de 15 a 31 de outubro.

 

alt

alt

alt

alt

alt

alt