Dezembro 2017
FAVET/UECE inaugura reforma do prédio do PPGCV e comemora um ano do HVSBC
Seg, 09 de Outubro de 2017 09:54

Foi inaugurado na manhã, do último dia 04 de outubro, pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, que estava acompanhado do vice-reitor, Hidelbrando Soares, a reforma do prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e da urbanização do entorno.

O descerramento da placa foi feito pelo reitor, Jackson Sampaio, ao lado do vice-reitor, Hidelbrando Soares, do vice-diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET), Dárcio Teixeira, do coordenador do PPGCV, David Rondina e do decano do programa e criador do primeiro mestrado da UECE, José Ferreira Nunes.

O prédio do PPGCV conta com espaço de 387,60 m2 coberto e 1.400 m² de urbanização, pavimentação com iluminação, situado em trecho sudoeste dos 104 hectares existentes no campus Itaperi.

Logo após a inauguração da reforma da sede do PPGCV, todos os participantes se dirigiram para o Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC) que está completando um ano de funcionamento. Para comemorar esta data, o diretor da FAVET, Nailton Evangelista, inaugurou o Mural de fotos dos ex-diretores da FAVET, além de realizar uma homenagem aos arquitetos que fizeram a planta do HVSBC, por meio da entrega de placa comemorativa aos profissionais Liberal de Castro, Neudson Braga e Ricardo Braga.

O professor Dárcio Teixeira, diretor do HVSBC, mostrou as melhorias que foram realizadas durante o ano de 2017 e as metas para os próximos anos. Em seguida o Magnífico Reitor Jackson Sampaio, explanou sobre a importância do HVSBC para o desenvolvimento da região e do país e parabenizou pelo aniversário.

A reitoria e a direção do PPGCV comemoram, pela 3ª vez consecutiva, a confirmação da nota "6" na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superor (CAPES), que no último dia 20 de setembro, divulgou o resultado. A nota "6" (em uma escala de 2 a 7), coloca o PPGCV da UECE entre os melhores Programas de Pós-Graduação (PPGs) na área de Medicina Veterinária.

Na conjuntura atual dos Programas de Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária após a divulgação da avaliação (2013-2016) verifica-se que o PPGCV da UECE apresenta a melhor colocação entre todos os Programas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, entre os programas de notas 6 e 7, é o único que está fora do eixo Sudeste e Sul. Este resultado deixa todos aqueles que fazem o PPGCV (docentes, funcionários e discentes), certos de terem desenvolvidos grandes trabalhos.

Atualmente o PPGCV tem matriculado 47 alunos de Doutorado e 46 de Mestrado Acadêmico. A Uece já outorgou título a 113 Doutores e Diplomou 361 Mestres na área das Ciências Veterinárias.

Laboratórios ligados ao PPGCV:

Laboratório de Carcinicultura (LACAR); Laboratório de Doenças Parasitárias (LABODOPAR);
Laboratório de Estudos Ornitológicos (LABEO); Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR); Laboratório de Imunologia e Bioquímica Animal; Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA); Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes (LANUPRUMI); Laboratório de Química de Produtos Naturais (LQPN); Laboratório de Reprodução de Carnívoros (LRC); Laboratório de Reprodução Suína e Tecnologia de Sêmen (LABSUIS); Laboratório de Tecnologia do Sêmen Caprino e Ovino (LTSCO); Laboratório de Virologia (LABOVIR); Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação  UPTBI; Laboratório de Histologia/Grupo de Pesquisa em Morfologia Experimental e Comparada (MEC); Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LPVC).