Agosto 2017
Uece é destaque em congressos de Pneumologia
Qui, 10 de Agosto de 2017 14:58

O Laboratório de Biofísica da Respiração (LBR) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu menção honrosa durante o XI Congresso Brasileiro de Asma, o VII Congresso Brasileiro de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Tabagismo e na Pneumoceará 2017, organizados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. A honraria aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 02 a 05 de agosto. A equipe do LBR é composta de professores, graduandos, mestrandos e doutorandos.

Na ocasião, o estudo “O efeito do material particulado proveniente de veículos do transporte público da cidade de Fortaleza no sistema respiratório de camundongos” recebeu Menção Honrosa, destacando-se dentre os 10 melhores trabalhos dentre os quase 250 trabalhos inscritos.

Além do congresso nacional, o LBR também participou do III Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica, realizado entre os dias 4 a 8 de junho, na UECE. Na ocasião, o trabalho “Efeitos da exposição aguda do MP4,0 proveniente da combustão da casca da castanha do caju na capacidade inspiratória e complacência pulmonar de camundongos”, foi premiado com menção honrosa, escolhido dentre quase 100 trabalhos inscritos.

O Laboratório de Biofísica da Respiração é coordenado pelo professor Francisco Sales Ávila Cavalcante que executa atividades de pesquisa associadas a orientações no Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas e Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas. O Laboratório desenvolve pesquisas nas áreas Biofísica Respiratória, Energias Alternativas e Poluição Atmosférica.

O evento contou com as presenças de pesquisadores locais, nacionais e internacionais, docentes e discentes de várias instituições de ensino superior.