Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Pesquisa sobre a realidade do médico e do estudante de Medicina vira livro
PDF
Imprimir
E-mail
Ter, 18 de Julho de 2017 12:23

 

alt

 

Trazer à tona o assunto ainda pouco estudado, especialmente no Brasil, relacionado à realidade enfrentada por médicos e por estudantes de Medicina, foi uma das razões que motivou a pesquisa, que agora se transforma em livro que será lançado no dia 10 de agosto, às 19h, na Livraria Cultura de Fortaleza.

De autoria do aluno egresso da Universidade Estadual do Ceará (Uece), João Brainer Clares de Andrade, sob orientação do atual reitor José Jackson Coelho Sampaio, editado pela EdUECE, o livro "O médico e o estudante de Medicina: quando eles precisam de ajuda" é resultado do trabalho de conclusão de curso do autor.

A pesquisa foi realizada durante cinco anos, com 105 estudantes de todas as escolas médicas cearenses por meio de estudos observacionais, além da investigação sobre os danos que o curso de Medicina traz à saúde mental do estudante, criando um diálogo entre autores de diversos países e aproximando os resultados da realidade da formação e atuação médica brasileira.

Trata-se da mais extensa revisão da literatura médica do país sobre o tema e da única publicação brasileira nos últimos anos que contemplou todas as escolas médicas de um estado.

Jackson Sampaio, que é médico psiquiatra, instigou seu aluno, hoje neurologista, a conduzir o trabalho sempre baseado nas experiências e constatações no seu dia a dia como estudante de Medicina, o que resultou no reflexo de suas próprias inquietações como aluno, percebidas logo nos primeiros meses do curso.

"Em pouco tempo era nítido com estávamos diferentes. O volume de conteúdo, a demanda por notas, os resquícios do ambiente competitivo e auto-mutilante do ensino médio e a frustração com as notas iniciais que destoavam dos resultados do vestibular eram a tônica que pessoalmente me incomodava e surgia como hipótese para as alterações nítidas de humor, ansiedade, embotamento e outras alterações afetivas que já atingiam diversos colegas", revela João Brainer.

A obra será lançada pelos autores em Colóquio, que contará ainda com a participação do professor da Uece e psicólogo, Erasmo Miessa Ruiz. O evento acontecerá também na Livraria Cultura de São Paulo, no dia 17 de agosto, com a parceria da Uece, do Sindicato dos Médicos do Ceará (SIMEC) e da Livraria Cultura.

Toda a renda arrecadada na venda do livro será destinada às ações sociais do programa "Sindicato Cidadão", do Sindicato dos Médicos do Ceará.