Julho 2017
Alunos do curso de História realizam exposição sobre Ditadura Militar
Sex, 07 de Julho de 2017 14:38

"Ditadura Militar: o livre encarcerado e o encarcerado livre". Esse será o tema da exposição organizada por estudantes do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que será realizada a partir das 9h deste sábado, 8 de julho, no Museu de Arte do Sobrado Dr. José Lourenço.

A exposição é fruto das discussões realizadas pelos alunos durante a disciplina Brasil IV, que trata da história contemporânea do país, sob coordenação da professora Berenice Abreu de Castro Neves e com colaboração da mestranda Lígia Rodrigues Holanda.

O evento apresentará um debate sobre um conceito de Ditadura que, segundo concepção partilhada pela turma de alunos, a entende como criadora de padrões ideais de comportamento, de pensamento, de cultura, de vivências e, consequentemente, perpetrador da negação de direitos e de reconhecimento a outros indivíduos que não se enquadram nos padrões ideais desejados e legitimados pelo poder instituído.

Pretende-se, com esse exercício expositivo, demonstrar que esses padrões podem mudar de acordo com as disputas de poder na sociedade e que todos estão suscetíveis a ser enquadrados fora do "padrão ideal". Além disso, a exposição buscará provocar uma reflexão acerca da experiência da Ditadura Militar no Brasil.

Serão expostos documentos imagéticos, cartas, recortes de jornais e outras fontes que remetam à história de movimentos relacionados a luta pela terra que ocorreram dentro no recorte da ditadura e relacioná-los a movimentos contemporâneos como o MST e o movimento indígena. Será traçada uma linha imagética cronológica de evolução e continuidade desses movimentos, relacionando-os também a objetos que narram o social/cultural.

Veja a programação de abertura:

8h15  Recepção dos participantes com merenda;
Local: Cantina do Zé - Sobrado Dr. José Lourenço

9h  Mística e Roda de conversa  diálogo com os curadores sobre o processo de construção da exposição;
Local: Auditório - Sobrado Dr. José Lourenço

10h  Visitação à exposição