Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Lançado na Uece Fórum Estadual de Assistência Estudantil Universitária
PDF
Imprimir
E-mail
Qui, 18 de Maio de 2017 15:39

 

Com o objetivo de discutir a assistência estudantil no Estado, foi lançado na última sexta-feira (12), no Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Fórum Estadual de Assistência Estudantil Universitária.

O Fórum foi criado em março deste ano, durante comemoração do Jubileu de Ouro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o intuito de ser um espaço de promoção e apoio aos estudantes de graduação das Universidades Públicas do Estado, consolidando o amplo objetivo de construção da cidadania dos alunos e das comunidades universitárias.

 

alt

 

O evento reuniu pró-reitores e representantes da Uece e das Universidades Federal do Ceará (UFC), da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Regional do Cariri (Urca), Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Federal do Cariri (UFCA).

 

alt

 

A cerimônia contou também com a presença do reitor da Uece, professor Jackson Sampaio; da coordenadora do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRE), Cássia Virgínia Bastos Maciel; e do assessor especial do reitor da UFC, Henry de Holanda Campos.

"Nós precisamos enfrentar a questão que o Brasil nos coloca, com a complexidade que ela exige e com a inteligência que nós temos acumulada em nossas universidades para fazer crescer, não só a justiça social, como a democracia em nossa terra", disse o reitor Jackson Sampaio ao apoiar o novo Fórum e reconhecendo o papel que os pró-reitores visam desempenhar.

 

alt

 

Durante todo o dia, os membros do Fórum se reuniram não somente em palestras, mas também em Grupos de Trabalhos que foram formados para "elaboração das Minutas do Estatuto e do Regimento do Fórum e de um Projeto de Lei sobre o tema, como explica o pró-reitor de Políticas Estudantis da Uece, professor Emerson Mariano da Silva. Nesses grupos foi garantida a presença das representações dos técnico-administrativos e dos estudantes das instituições participantes do Fórum".

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFC, Manuel Andrade Furtado Neto, o Fórum foi lançado também com a ideia de conhecermos as práticas das Pró-Reitorias ou Diretorias de todas as instituições ligadas a ele. Dessa forma, o próximo encontro já tem data e local. Acontecerá no dia 9 de junho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Fortaleza.

Na ocasião, houve também o lançamento do livro Educação em Debate: Reflexões sobre Ensino Superior, Educação Profissional e Assistência Estudantil, e a exposição da artista plástica italiana Elisa Bianco, intitulada Mer-ka-Ba 2 (Luz, espírito e corpo), e apresentação do professor do curso de Música e flautista, Heriberto Porto, acompanhado de seus alunos Alison Felix, Agenor Pereira e Sara Rebeca.

 

alt

alt

alt