Restaurante Universitário investe em sustentabilidade
Ter, 18 de Abril de 2017 09:42

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vem se destacando na execução de projetos envolvendo o tema sustentabilidade. Neste mês de abril, foi a vez do Restaurante Universitário (RU), que deu início ao programa de Reaproveitamento e Reciclagem de Resíduos.

Esse projeto tem como objetivo fazer com que se torne uma rotina a prática de ações de preservação do meio ambiente pelo RU, através da reciclagem dos resíduos sólidos pelo programa ECOENEL, como também pelo Recicla Fortaleza, da Prefeitura.

O projeto é coordenado pela professora do Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais (Marena), Selene Maia de Morais, juntamente com o professor Oriel Herrera Bonilla, em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae) e colaboração das pesquisadoras Raquel Pessoa de Araújo, aluna do Marena, Daniela Ribeiro Alves, doutoranda do PPGCV, Ana Carolina Silva e Silva, bolsista de extensão do curso de Química, e da nutricionista do RU, Jéssica Gonçalves, além de sua equipe de colaboradores.

Em um segundo momento a proposta visa expandir o reaproveitamento também dos resíduos orgânicos, através da compostagem, sendo o material utilizado como adubo para horto de plantas medicinais no Campus Itaperi.

Espera-se que, com essa prática, haja a diminuição da poluição ambiental, redução dos impactos ambientais, destinação ecologicamente correta do lixo, bem como estimular a pesquisa científica na área, aumentando, assim, a consciência e educação ambiental por todos que frequentam o Restaurante, servindo também de exemplo para toda a sociedade.