Junho 2017
Professora Berenice Abreu narra uma corajosa jornada em busca de direitos
Sex, 15 de Março de 2013 08:07

Em 1941, em pleno Estado Novo de Getúlio Vargas, quatro pescadores cearenses ficaram conhecidos nacionalmente por terem protagonizado uma verdadeira epopeia: foram do Ceará para o Rio de Janeiro de jangada para reivindicar direitos que entendiam possuir e que poderiam melhorar suas vidas e a de milhares de outros pescadores.

É sobre esta viagem que trata o livro "Jangadeiros - uma corajosa jornada em busca de direitos no Estado Novo", da professora Berenice Abreu, do Curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE, que será lançado quinta-feira, dia 21, a partir das 18h, no Centro Cultural Dragão do Mar.

A aventura de Jacaré, Jerônimo, Manoel Preto e Tatá mereceu a atenção da mídia nacional e no ano seguinte foi reencenada para virar o filme “It´s all true”, do ator e diretor americano Orson Wells.

Eles foram acolhidos com muita festa e tiveram reconhecimento, que veio pelo decreto presidencial incorporando os pescadores ao Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Marítimos (IAPM), que assegurava benefícios sociais para a categoria. Só que as tempestades não os assolaram apenas na viagem de ida para o Rio.

E são estas agruras que a professora Berenice narra ao longo das 322 páginas de seu livro, publicado pela editora Civilização Brasileira. Doutora em História Social, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a professora Berenice, que é também colaboradora do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), continua pesquisando viagens de jangadeiros com fins reivindicatórios, dessa vez destacando aquelas realizadas na década de 1950, para Porto Alegre e Buenos Aires, tema de seu trabalho de pós-doutorado, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).