Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Dezembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
Comunicados da Reitoria
Informativo da Reitoria sobre realização de festas sem autorização no Campus Itaperi
PDF
Imprimir
E-mail

 

Informativo da Reitoria sobre a realização de festas no Campus Itaperi sem autorização prévia da Administração Superior da UECE


Na noite de quarta-feira, 28 de setembro de 2016, ocorreu no Campus Itaperi episódio inaceitável promovido pela ação de grupo de alunos com vinculação ao DCE, que foi a realização não autorizada, e em total desrespeito às normas emanadas dos Órgãos de Deliberação Coletiva da FUNECE/UECE, de uma festa denominada Reggae da Resistência. Esta festa é prática de jovens da região da Grande Serrinha, chamada de Reggae da Serrinha, que foi transferida para dentro do campus a partir de convocação pelas redes sociais.

Os alunos vinculados ao DCE, confundindo o espaço universitário com casa noturna ou salão de festas, o que inclui consumo e comércio de bebidas alcoólicas e outras drogas, convocaram, para dentro do campus, uma população de jovens estimada em mais de 500 pessoas, com grande participação de menores de idade, para atividade sem relação com a natureza acadêmica da UECE.

Não é de hoje que as calouradas e saraus promovidos por grupos de estudantes dentro da UECE se desvirtuaram de suas finalidades, ou seja, integração e confraternização da comunidade acadêmica, e se tornaram festas nas quais a grande participação é de público externo à vida universitária, geralmente superlotadas, inseguras e com práticas em espaço público claramente proibidas por lei. Observa-se, inclusive, o crescente afastamento dos estudantes da UECE em relação a estes eventos.

Após a guarda patrimonial da UECE solicitar a suspensão do evento não autorizado, o grupo de alunos vinculados ao DCE decidiu mantê-lo e foi para a frente dos portões do campus instigar a população de jovens, sem vínculo acadêmico com a instituição, a entrarem à força no campus. O resultado foi o apedrejamento da guarita principal e de guardas patrimoniais em serviço, gerando prejuízo material por volta de R$ 15.000,00 e o risco efetivo de ferir com gravidade os trabalhadores da nossa guarda e os próprios jovens. Outra consequência foi o impedimento temporário à saída do campus de alunos, servidores docentes e técnico-administrativos que estavam exercendo suas atividades acadêmicas. A gravidade do ocorrido impôs a busca de apoio das forças de segurança pública.

Diante do incidente inaceitável, que pôs em risco pessoas e patrimônio público, a Reitoria resolve, até decisão dos Órgãos de Deliberação Coletiva, suspender todas as festas, calouradas ou saraus, bem como o comércio e o consumo dos itens proibidos por lei dentro do campus. A Reitoria destaca que as medidas administrativas e legais serão tomadas, preservando o amplo direito de defesa, para responsabilizar os promotores do evento não autorizado.

 

José Jackson Coelho Sampaio         Hidelbrando dos Santos Soares

 Presidente da FUNECE                    Vice-Presidente da FUNECE

Reitor da UECE                               Vice-Reitor da UECE