NIT/Uece lança atualização do portfólio de tecnologias

18 de novembro de 2022 - 14:15 # #

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é o responsável pela institucionalização da gestão da propriedade intelectual da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promovendo o apoio à pesquisa e à extensão, assegurando o registro de propriedade intelectual, o licenciamento e a comercialização de resultados de pesquisas e projetos, quando do interesse da Universidade.

Com a nova atualização do Portfólio de Tecnologias da Uece, realizado pelo NIT, a universidade passa a contar com 3 patentes modelo de utilidades, 96 patentes invenção (sendo 4 patentes mantidas em sigilo), 47 softwares e 5 marcas.

A Uece tem, em média,10 produtos de tecnologias produzidos por ano e esses resultados são frutos de um movimento da universidade para transformar o conhecimento acadêmico em produtos e serviços para benefício da sociedade. “Isso mostra o potencial da universidade na área da pesquisa e da inovação e consolida a Uece como universidade produtora de conhecimento”, comenta o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

Para a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professora Denise Andrade, o Núcleo “é o responsável pela institucionalização da gestão da propriedade intelectual da Universidade Estadual do Ceará. A atualização do portfólio é importante documento pois incentiva os pesquisadores, estudante de graduação e pós-graduação e dá visibilidade aos produtos estruturados na universidade, assegurando o registro da propriedade intelectual, o licenciamento e a comercialização de resultados de pesquisas e projetos que são do interesse da universidade, mostrando o potencial da Uece”.

Acesse aqui o Portfólio de Tecnologias da Uece.

Conheça o NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UECE (NIT/UECE), foi criado em 2007, para atender a  Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Antes de sua existência na UECE, havia uma forte demanda tecnológica advinda da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), que desde 2006 possuía como produto final de seus alunos, o desenvolvimento de patentes. Em 2010, o Nit teve sua resolução aprovada pelo Conselho Diretor da Uece, tendo suas atividades relacionadas a Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual.

Atualmente, o NIT/UECE tem sede no prédio da Incubadora de Empresa e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UECE (INCUBAUECE), no campus Itaperi e realiza atividades de sensibilização, mentoria, capacitação, monitoramento das proteções, transferência tecnológica, estabelecimento de parceria com Órgãos Públicos, Instituição de Ciência e Tecnologia (ICTS) e empresas, proteção de direito autoral, softwares, patentes e marcas.