Outubro 2020
Cursos on line para professores e alunos bolsistas da UECE

A Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE) estará oferecendo nesse período de suspensão das aulas presenciais, um conjunto de cursos destinados aos professores da UECE e alunos bolsistas dos diversos programas vigentes na instituição. Os cursos integram a proposta de oferta de Educação Híbrida, em que se articulam, de forma orgânica, técnicas e metodologias diversas, uso de tecnologias digitais com recursos síncronos e assíncronos.
Compreendendo ser ainda incerta a data em que a UECE poderá retornar às atividades presenciais de forma integral, considerando o cenário atual da pandemia, a instituição trabalha na perspectiva de preparar sua comunidade acadêmica para lidar com esse novo real.
As inscrições ocorrerão de 09/junho a 24/junho, por ordem de chegada, até o limite de vagas e todos os matriculados que cumprirem as exigências estabelecidas para o curso serão certificados.

Acesse o link e veja os títulos e seus respectivos períodos de inscrição e realização, bem como orientações para inscrições. .

TÍTULO: CONHECENDO E PRATICANDO O AMBIENTE MOODLE

CARGA HORÁRIA: 30h

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 3 SEMANAS – 29/06 a 12/07

PÚBLICO ALVO: Professores da UECE

OBJETIVO:

● Desenvolver competências e habilidades relacionadas às diversas funções e atividades exercidas por profissionais que atuam em sistemas de educação à distância, especificamente no Moodle.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

● Ambiente virtual de aprendizagem: conceito e características

● Ferramentas de interação: características, aplicações e mediações

● Configurações de perfil

● Interação em um fórum

● Atividade

● Questionário

● EaD e o processo avaliativo

PROFESSORA FORMADORA: Germânia Kelly Ferreira de Medeiros

TUTORIA: Marlene Vieira e Lúcia Gomes

LINK PARA INSCRIÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

OBS.: A solicitação de inscrição só será validada mediante a conferência de que foi utilizado o email institucional para o cadastro e também a disponibilidade de vagas

TÍTULO: OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS

CARGA HORÁRIA: 30 h

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 3 SEMANAS – 29/junho a 12/julho

PÚBLICO ALVO: Professores da UECE

OBJETIVOs:

● Desenvolver e/ou aprofundar conhecimentos sobre a elaboração de itens para subsidiar estratégias de avaliação de sistemas educacionais e alunos no que diz respeito ao desempenho cognitivo.

● Dar subsídios aos docentes dos cursos da UECE, para que revejam suas práticas e estratégias de avaliação de desempenho, a partir de critérios estabelecidos por literatura específica.

● Apresentar tipos e modelos de itens possíveis de serem utilizados no ambiente Moodle.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

● Conhecer os sistemas de avaliação de larga escala da Educação Básica criados pelo Ministério da Educação;

● Apresentar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e suas principais características;

● Elaborar itens a partir de critérios expressos para composição de provas de avaliação de larga escala;

● Analisar um item a partir de um protocolo de avaliação de item.

PROFESSORA FORMADORA: Eloisa Maia Vidal

TÍTULO: EDUCAÇÃO 3.0 E FERRAMENTAS DA WEB - O FUTURO É HOJE

CARGA HORÁRIA: 40 h

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 4 SEMANAS– 29/junho a 19/julho

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 09 a 24 de junho

PÚBLICO ALVO: Professores da UECE.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

● Compreender a proposta de Educação 3.0 como potencializadora do processo de ensino e aprendizagem;

● Conhecer ferramentas da WEB e suas potencialidades na educação;

● Perceber as ferramentas colaborativas da Web como ponto de encontro de comunidades para realizar estudos e pesquisas e fortalecer a inteligência coletiva;

● Identificar e reconhecer a tecnologia Cloud Computing como proposta Cloud Education (Educação na Nuvem), a qual possibilita a construção de conhecimentos partilhados, críticos e criativos, para além do espaço de sala de aula

● Educação 3.0 e espaços virtuais na WEB

● Ferramentas Digitais na sala de aula

● Potencialidades da Web para a escola atual

● Aprendizagem compartilhada através de Cloud Computing

PROFESSORA FORMADORA: Professoras Germânia Kelly Ferreira de Medeiros

TÍTULO: FORMAÇÃO EM EAD

CARGA HORÁRIA: 30 h

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 3 SEMANAS – 29/junho a 12/julho

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 09 a 24 de junho

PÚBLICO ALVO: Alunos bolsistas da UECE.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

● Compreender as principais etapas do desenho e execução de uma oferta na modalidade EaD;

● Conhecer ferramentas de interação disponíveis no Moodle e suas aplicações em função dos objetivos de ensino;

● Perceber as especificidades envolvidas no processo de acompanhamento e avaliação na modalidade EaD.

● Planejamento em EaD

● Avaliação da aprendizagem na EaD