Mestrado em Saúde da Família

A proposta do Mestrado Profissional em rede é fruto de experiências acumuladas de cooperação e intercâmbio entre as instituições da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). Com isso, a associação de instituições do Nordeste Brasileiro possibilitou a concretização da primeira turma (2012-2014) do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), com 100 alunos, divididos em 6 instituições nucleadoras, assim como a segunda turma (2014-2016) com 130  alunos, distribuídos em 9 Instituições Nucleadoras. Por sua vez, a terceira turma do mestrado teve o ingresso de 190 alunos distribuídos em 9 nucleadoras, localizadas em cinco estados do nordeste (Ceará – CE, Piauí – PI, Maranhão – MA, Pernambuco – PE, Rio Grande do Norte – RN e Paraíba – PB). A quarta turma do MPSF (2020-2022) está sendo iniciada com 170 mestrandos, distribuídos nas 9 nucleadoras citadas.

O MPSF tem como prioridade fortalecer a formação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), incentivando-os que permaneçam nos serviços, que usem do método científico e de evidências para a tomada de decisões e para a gestão do processo de trabalho e do cuidado. Buscamos, ainda, fortalecer a formação de profissionais que atuem com competência para a preceptoria, pois os sistemas saúde-escola e a lógica da educação permanente colocam o desafio do acompanhamento de estágios curriculares na graduação, especialização, internato e residência. E, não menos importante, fortalecer as atividades de produção do conhecimento e ensino da RENASF.

Doutorado em Saúde da Família

O Doutorado Profissional em Saúde da Família – DPSF/RENASF, vem somar-se as iniciativas da Fiocruz e de outras instituições que atuam em formação de profissionais da ESF (e.g., Especialização em Saúde da Família, Mestrados Profissionais e Acadêmicos em Saúde da Família). Tem como perfil a formação de doutores que tenham competências e liderança de pesquisa/intervenção, capazes de coordenar pesquisas bem estruturadas, voltadas para a melhoria das práticas nos serviços e coordenar grupos de pesquisa multiprofissionais e interinstitucionais, que resultem em desenvolvimento de processos, produtos, tecnologias que contribuam para a atenção, gestão, ensino, promoção e educação em saúde fortalecendo o Sistema Único de Saúde e promovendo a equidade diante das resoluções complexas das situações de saúde e de seus determinantes sociais.

O programa adota a concepção de currículo como construção social e está subsidiado nos referenciais da educação por competências, que significa a capacidade de articular, mobilizar e colocar em prática valores, conhecimentos e habilidades necessários ao desempenho eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho na Estratégia Saúde da Família, além de rigor científico e criticismo no desenvolvimento de novos conhecimentos. Destaca-se o enfoque em projetos de intervenção e pesquisas estratégicas e tecnológicas para a área de Saúde da Família, sendo esta uma das características dos programas profissionais.

A proposta de doutorado ancora-se na experiência acumulada em rede das instituições partícipes, com interações entre centros de pesquisa atuantes em Saúde da Família, consolidação de grupos de pesquisa, produção de conhecimento, avanços na interação ensino-serviço da região Nordeste, cujo impacto esperado é a geração de novos processos e condutas que resultem em melhoria na atenção e promoção de saúde, e no reconhecimento e consolidação do conhecimento originado nessas práticas como área de pesquisa em Saúde da Família.

Participarão as instituições que fazem parte do MPSF e que contam com cursos de pós-graduação na área da saúde, com corpo docente consolidado e infraestrutura adequada, são elas: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Temos consciência da responsabilidade e da necessidade de continuo aperfeiçoamento do processo formativo, o qual ocorrerá sempre apoiado em processos de avaliação e planejamento, levando em consideração as necessidades da área e da sociedade, a autoavaliação do programa, e as competências necessárias a serem desenvolvidas pelos alunos para melhor desempenhar seu papel profissional e acadêmico junto a sociedade.