Pronatec/Funece certifica 34 alunos do MedioTec em Beberibe

28 de maio de 2019 - 22:02

A noite do dia 22 de maio foi especial para os formandos do MedioTec em Beberibe. Na ocasião, o Pronatec/MedioTec diplomou 18 alunos do curso técnico em Enfermagem e 16 do curso técnico em Pesca, com a presença de professores, familiares e autoridades municipais.

O coordenador adjunto do Pronatec e coordenador Regional de Fortaleza, professor Nelson Arruda, destacou que os dois cursos são especiais para o Pronatec. O programa, segundo ressaltou, teve todo um cuidado na escolha dos coordenadores gerais, locais e professores, que foram submetidos a uma rigorosa seleção.

 

 

Segundo o professor Nelson, implementar um curso técnico em Enfermagem em Beberibe era um sonho antigo. “É o curso técnico mais ofertado em Fortaleza e interior do estado do Ceará, o que acarreta em grande concorrência. O diferencial para os profissionais será a qualidade do curso ofertado. Sabemos que há muitas instituições de qualidade duvidosa que oferecem curso técnico em Enfermagem”, afirmou o coordenador regional.

 

 

Entre suas peculiaridades, conforme professor Nelson Arruda, o curso técnico em Enfermagem é o mais longo da grade do Pronatec, pois deve oferecer, obrigatoriamente, estágio para os alunos. Desta forma, o curso conta com 1.200 horas de carga horária teórica e prática, mais 600 horas de estágio, atendendo determinação do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e do catálogo de cursos técnicos do Ministério da Educação.

“Além de saírem preparados para enfrentar mercado de trabalho, vocês terão grande diferencial, que é um diploma da Universidade Estadual do Ceará. Quando vocês forem concorrer a uma vaga, isso vai fazer uma grande na empregabilidade de vocês”, salientou. O coordenador Nelson Arruda ainda incentivou os formandos a continuarem estudando, seguindo carreira acadêmica na área de Enfermagem na própria UECE, por meio dos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

 

 

Em relação ao curso técnico em Pesca, o coordenador também destacou ser especial, pois não é oferecido por nenhuma instituição de ensino técnico profissionalizante no Estado. “Nunca recebemos solicitação de escola privada que queira ofertar curso técnico na área da pesca. Vocês são pequena parcela privilegiada que concluiu esse curso no Ceará. É uma área com grande empregabilidade no Estado, e vocês têm grande diferencial por ter diploma da Uece”, ressaltou.

O coordenador da área técnica de Pesca do Pronatec, professor Fábio Perdigão, lembrou quando o começou o curso técnico em Pesca em Beberibe. No início, não era atrelado ao segundo grau e tinha curta duração. Depois, o curso evoluiu para uma segunda fase, com o MedioTec, na pactuação 2017.2. Com 800h, o curso é concomitante ao Ensino Médio, destinado a alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino.

 

 

“Estou feliz de ter participado desde o início dessa jornada. Estamos vivendo um momento difícil, pois o Governo Federal não vê com muita simpatia a continuidade dos curso Pronatec no Brasil. Não podemos deixar os cursos Pronatec desaparecerem, essa é mais uma luta. Vamos levantar a bandeira de sustentação do Pronatec do Brasil, não só no Ceará e na UECE, nem só na Secretaria de Educação do Estado. Não é fácil fazer segundo grau associado ao curso técnico. É um sacrifício enorme. Por isso, vocês são vencedores e merecem o certificado que estão recebendo hoje”, parabenizou Fábio Perdigão.

A coordenadora da área técnica de Enfermagem do Pronatec, professora Edna Maria Dantas, parabenizou formandos, pais e professores dos dois cursos técnicos pela trajetória. Ela também incentivou os jovens a continuarem estudando. “A batalha de vocês não foi fácil. Os alunos de Enfermagem tiveram a carga horária mais longa, e quando estavam de férias da escola, estavam nos estágios (do curso técnico). O curso de Pesca também teve de enfrentar muitos desafios e dificuldades. A certificação consolida e materializa a luta de vocês ao longo desse tempo. Que esse momento não seja o fim, e sim mais uma etapa concluída e o início de novas oportunidades”, ressaltou.

 

 

Representando os professores, Iara Costa Silvano, docente do curso técnico em Enfermagem, falou sobre o orgulho dos alunos, que conseguiram driblar as dificuldades. Ela ressaltou que alguns estudantes já estão cursando nível superior ou trabalhando na área de formação dos cursos técnicos. “Isso nos deixa muito orgulhosos. Driblar Enem e provas na escola não é fácil. Meu incentivo é que o curso técnico seja escada para ajudar vocês a chegarem mais longe, fazer um curso superior para ter trabalho e uma vida melhor”.

 

 

Maria Virgínia Tavares, coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT)-Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Beberibe, afirmou que os alunos farão falta nos corredores do CVT, que abrigava os cursos técnicos, e ressaltou que os estudantes são especiais para o centro. “Vocês são a razão do CVT- Polo UAB existir. Os pais de vocês também são guerreiros, quando lutam por cada filho, e estão felizes e orgulhosos por estarem aqui. Se formar em técnico de Enfermagem e técnico em Pesca é um mérito de vocês e não foi fácil. Contem com a gente. Usufruam do espaço do CVT, pois é um local de oportunidades e de aprender”, convidou.

 

 

PLANOS PARA O FUTURO
A estudante Kauany da Silva Lourenço, concludente do curso técnico de Enfermagem, representou os alunos como oradora na solenidade de diplomação. Em seu discurso, ela agradeceu aos pais, professores, amigos e familiares. A jovem lembrou do período de sacrifício que os alunos enfrentaram, ressaltou a saudade que terão das aulas e fez planos para o futuro.

 

 

“Hoje é um dia de emoções sem fim para todos nós, pela alegria desta etapa concluída com êxito, da perspectiva para o caminho vindouro. Não chegamos ainda ao fim, pois a jornada é longa, mas temos a certeza de que o caminho futuro reserva gratas surpresas. A partir de hoje um novo ciclo se inicia, várias oportunidades virão e agarraremos com toda força”, incentivou Kauany.

O aluno Vinícius Queiroz, 19 anos, do curso técnico em Pesca, é conhecido pela voz de locutor e participou da solenidade, além de formando, como mestre de cerimônias. Ele compartilha que já está trabalhando na área, em uma fazenda produtora de camarão em Beberibe. O jovem faz planos para alçar voos mais altos, ingressando no ensino superior.

 

 

“Estou muito feliz e agradecido pelo curso, pois era um sonho meu. Moro em Itapeim (distrito de Beberibe), onde sempre tive contato com pesca, com peixe. Vim para Beberibe, a 35km da minha comunidade, para fazer o curso. Pretendo fazer faculdade de Engenharia de Pesca, pois tenho um projeto de aquicultura para a região onde eu moro, para beneficiar as famílias. Lá temos muitos desempregados e quero colocar isso em prática para que as pessoas tenham renda”, planeja Vinícius.

A solenidade contou ainda com a presença de familiares dos formandos, professores dos cursos técnicos de Enfermagem e Pesca; do secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca de Beberibe, Marcelo Colaço, representando o prefeito do município, Tharsio Facó; da secretária municipal de Saúde de Beberibe, Ana Carolina Sales; da secretária municipal de Educação, Valderez Clemente; da banda de música Padre Assis Portela; e de funcionários do CVT-Polo UAB de Beberibe.