Agosto 2018

,
Today: Ago 17, 2018
Estudantes de Apicultura de Santa Quitéria visitam apiário em Limoeiro do Norte

Alunos do curso Técnico em Apicultura (Mediotec/Pronatec) de Santa Quitéria e apicultores do Município realizaram, em julho, uma visita ao Apiário Altamira, localizado no Sítio Canafístula do Bixopá, em Limoeiro do Norte.

Segundo o professor Márcio Alves, “o apiário conta uma estrutura para a produção e beneficiamento de todos os produtos apícolas, assim como uma área de vegetação rica em espécies na qual as abelhas buscam o seu alimento.”

Durante a atividade, o professor Odério Lima, coordenador da área Técnica de Apicultura do Pronatec/Funece, explicou as funções dos espaços visitados aos estudantes. A atividade foi ainda acompanhada pelo professora Patrícia Barreto, que ministrou disciplinas anteriores do curso.

“A visita proporcionou aos alunos o acompanhamento e manejo da colheita do mel e o seu beneficiamento na própria unidade de produção, a visualização das instalações e equipamentos e a sua compreensão, assim como o conhecimento das características de mercado e as diversas formas de comercialização dos produtos, na qual o local é referência para o Ceará em controle e exportação”, comenta Márcio Alves.

Ele conta que a atividade prática teve excelente repercussão entre os alunos, facilitando a assimilação do conteúdo visto em sala de aula. A aluna Gleicivânia Monteiro, 17 anos, ressalta que, pela primeira vez, teve a oportunidade de abrir uma colmeia. “Conhecemos a Casa do Mel e lá conseguimos ver todo processo que o mel passa, como a sala de recepção, de manipulação, de expedição e os vestiários.” Ela avalia a atividade como “muito produtiva” e já pensa em seguir uma profissão na área.

Para o estudante Francisco Martins, 18 anos, a visita “contribuiu para facilitar a compreensão das atividades da Casa do Mel e também no manejo no apiário, através da prática e observação.” Ele conta que foi possível conhecer “as áreas de recebimento das melgueiras, desoperculação, centrifugação, filtração, decantação e envase.”

O curso técnico de Apicultura prepara os participantes para atividades de produção apícola; de aquisição e manutenção de equipamentos; de implantação, manutenção e gestão de apiários; de beneficiamento e processamento de mel, própolis, geleia real e produtos da atividade apícola, entre outros.