Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Agosto 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje778
mod_vvisit_counterOntem1239
mod_vvisit_counterEsta semana7705
mod_vvisit_counterSemana passada7547
mod_vvisit_counterEste mês19880
mod_vvisit_counterMês passado32316
mod_vvisit_counterTodos os dias351170

We have: 23 guests online
Your IP: 54.80.102.170
 , 
Today: Ago 17, 2018
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Alunos de Instrumento Musical do Mediotec ingressam na Banda de Música de Crateús


alt


Nove alunos do curso Técnico em Instrumento Musical do Mediotec/Pronatec de Crateús passaram a integrar a banda de música da Cidade e fizeram a primeira apresentação na última quinta-feira (19/07), durante Encontro de Bandas realizado no município de Poranga.

Para Caio Albuquerque, 17 anos, o ingresso na banda “foi uma enorme alegria.” “Sabia que a participação lá me traria crescimento profissional”, comenta. Caio lembra que o convite foi feito após participação em um ensaio do grupo. Agora, ele integra a banda tocando o saxofone tenor.

O aluno conta que o interesse pela música vem desde os 11 anos, quando começou a tocar bateria, primeiro instrumento com que teve contato. “Desde cedo fui envolvido à música, antes do curso já sabia a prática de alguns instrumentos por ter entes da família músicos, mas, ao entrar no curso, pude aprender mais sobre a teoria e, com isso, a prática foi ainda melhor aperfeiçoada. O curso tem sido abertura de portas ao mundo e ao conhecimento musical”, afirma.


alt


Já a estudante Jane Castro, 17 anos, revela que se sente realizada “por estar participando de uma banda”. Ela conta que o curso tem ajudado no desenvolvimento profissional e pessoal, principalmente na questão da timidez. “As apresentações que a gente faz me ajudaram e hoje em dia eu não tenho mais tanta vergonha”, diz. Ele se apresenta na banda tocando flauta.

O professor do curso de Instrumento Musical, Jorge Silveira, adianta que outros três alunos devem ingressar em breve na Banda de Música de Crateús. Ele lembra que, ao iniciar o curso, já buscou conhecer o trabalho do grupo para apresentar aos alunos. Porém, como ela estava inativa, logo surgiu a ideia de tentar uma parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. “Logo na primeira semana, quando a Banda retomou sua atividades, o maestro nos procurou para ofertar as vagas aos alunos”, afirma.



Na avaliação de Jorge Silveira, “as bandas de música são verdadeiras escolas que preparam para vida, tanto no aspecto musical, quanto no que concerne à formação humana.” Ele ressalta que essa é uma importante oportunidade para os alunos desenvolverem os conhecimentos vistos em sala, além de, para muitos deles, ser a primeira atividade remunerada que realizam, pois receberão uma bolsa para participar da banda. “Com uma bolsa de incentivo eles também precisarão desenvolver a responsabilidade, compromisso com o estudo do repertório, material, uniforme, entre outros”, explica.

O maestro da Banda, Edilson Ferreira dos Santos, informa que ela existe desde 1994, já tendo passado mais de 300 pessoas (entre os que permaneceram e os que tiveram aulas). Ele avaliou como positiva a parceria institucional com o Mediotec/Pronatec. “A banda oferece uma realidade metodológica mais próxima da prática de integração do jovem ao meio profissional”, comenta.


alt


O curso de Instrumento Musical tem o objetivo de desenvolver atividades de performance instrumental, em grupo ou como solista, em concertos, recitais, shows, eventos, programas de rádio e televisão e gravações. Além disso, busca aperfeiçoar as qualidades técnicas de execução e interpretação; desenvolver leitura à primeira vista; realizar estudos de improvisação musical como prática de investigação e composição; e desenvolver fundamentos de percepção musical considerando elementos rítmicos, melódicos e harmônicos da música.