Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Outubro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1221
mod_vvisit_counterOntem1268
mod_vvisit_counterEsta semana3606
mod_vvisit_counterSemana passada6935
mod_vvisit_counterEste mês17299
mod_vvisit_counterMês passado43914
mod_vvisit_counterTodos os dias428290

We have: 9 guests, 1 bots online
Your IP: 54.158.208.189
 , 
Today: Out 17, 2018
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Turmas dos cursos FIC do Pronatec/Funece iniciam atividades em sala de aula


alt


As aulas de 17 turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec/Funece já foram iniciadas em 13 municípios do Ceará. No total, 365 pessoas serão beneficiadas em cursos que variam entre 160h e 400h.

Em Fortaleza, os cursos oferecidos são de Cuidador de Idoso, nos bairros Vila União e Granja Portugal. Durante as atividades, os alunos vão aprender a contribuir para a autonomia e melhoria de qualidade de vida do idoso; zelar pela integridade física; cuidar da higiene, do conforto e da alimentação; e observar possíveis alterações no estado geral de pessoas na terceira idade.


alt


Outro município a receber o curso é Guaiuba, que, segundo o coordenador local, Ozeas Marinho, é o segundo oferecido pelo Pronatec na Cidade. “Desta feita, atendendo especialmente mulheres inscritas no Programa de Transferência de Renda do Governo Federal”, ressalta.

Inicialmente, foi apresentado o calendário de aulas do curso, além das perspectivas de cada aluna em relação às atividades, às carreiras profissionais e ao aproveitamento do curso no cotidiano. “Encontramos uma turma muita entusiasmada”, comenta a professora Sonia de Fátima Marques Barros.


alt


Na Região dos Inhamuns, são ofertados os cursos de Agricultor Orgânico (Arneiroz), Caprinocultor (Parambu) e Avicultor (Quiterianópolis). O coordenador regional, Isaías Batista, acompanhou as aulas inaugurais, estimulando os alunos a investirem na qualificação profissional.

“Além disso, foi feita reunião com as secretarias da Assistência Social dos municípios mencionados com vistas ao fortalecimento da parceria com a Uece e o apoio integral aos cursos que funcionam nos municípios de suas responsabilidades, com vista ao funcionamento regular do mesmo, o apoio às aulas de campo e às práticas que os mesmos exigirem”, afirmou Isaías, que realizou as visitas acompanhado da coordenadora de área, professora Ana Lúcia.


alt


Também serão ofertados cursos de Avicultura nas cidades de Caucaia, Alto Santo, Potiretama e Caucaia. O objetivo é ensinar técnicas de manejo e criação extensiva e confinada de aves, além do controle da condição sanitária dos animais, da alimentação e da produção, entre outros aspectos.

Segundo a coordenadora local em Caucaia, Francinelma Ribeiro, o grupo “tem uma excelente integração, pois todos pertencem à mesma comunidade (Serra do Juá)”. Ela comenta ainda que há “alunos de 18 a 60 anos e eles estão bem empolgados e gratos pela oportunidade de estarem inseridos no curso”.


alt


Já os cursos de Desenvolvimento de Agente Socioambiental ocorrem em dois municípios: Mauriti e Crateús. De acordo com Lurdinha Azevedo, coordenadora local em Crateús, a turma está animada com o início das aulas. “Os nossos alunos são adultos, na sua grande maioria são mães de família, pessoas que estão desempregadas e ainda em busca de novas oportunidades, visto que moram em local de pouco acesso a emprego e estudo”, explica.

Ela enfatiza ainda o papel das aulas práticas no aprendizado: “as atividades fora de sala possibilitam aos nossos educandos uma interação com o meio ambiente, assim como as aulas de campo permitirão que estes possam adentrar na natureza e vivenciar o que é falado em sala de aula”.


alt


Fecham a lista dos cursos iniciados na Pactuação 2018.1: Agricultor Orgânico (Caucaia, Madalena e Mauriti), Ovinocultor (Iracema), Agente Comunitário de Saúde (Aquiraz), Agricultor Familiar (Madalena) e Fruticultor (Crateús).


alt


Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ou qualificação profissional, são cursos que têm como foco uma formação específica. A formação no Ensino Técnico é voltada para a compreensão dos processos de melhoria contínua nos setores de produção e serviços, além de capacitar os estudantes ao emprego de novas técnicas e tecnologias no trabalho.