Novembro 2018

Your IP: 54.146.195.24
 ,
Today: Nov 19, 2018
Maquetes simulando Casa de Mel são produzidas por alunos de Apicultura em Mauriti

Estudantes do curso Técnico em Apicultura do MedioTec/Pronatec em Mauriti apresentaram maquetes simulando as dependências de uma Casa de Mel - como são conhecidas as unidades de extração de produtos das abelhas. Eles tiveram ainda que explicar o fluxo de produção e as funções das máquinas e equipamentos nesses espaços.

Segundo a professora da disciplina de Máquinas e Equipamentos Apícolas, Lúcia Lemos, o trabalho foi feito com reutilização de materiais e a partir da teoria vista em sala de aula. “Essa é uma forma de sintetizar a teoria de forma prática, em que os alunos têm a oportunidade de utilizar a criatividade, vivenciar o trabalho em equipe, além de estimulá-los a questionar,  observar, explorar e compreender o conteúdo da disciplina”, avalia a professora.

A estudante Evalênia Alves, 17 anos, conta que a atividade permitiu uma melhor compreensão “das regras de cada cômodo que tinha na maquete, para quê servia e como seria utilizado”. “Foi um ótimo trabalho prático”, avalia. Ela ressalta o aprendizado que vem tendo ao longo do curso e, inclusive, planeja seguir a profissão de apicultora. Para ela, é importante conhecer o processo de polinização feito pelas abelhas, crucial para que as plantas gerem frutos.

De acordo com a estudante Ângela Maria Cabral Rodrigues Costa, 17 anos, as informações vistas em aula foram fundamentais para executar o projeto. “Primeiramente a professora Lúcia deu a aula sobre a produção da Casa de Mel e pediu que a gente fizesse a planta e desenvolvesse todo o esquema do fluxograma (de produção)”, afirma. E complementa: “O curso é muito proveitoso e pretendo trabalhar no ramo”.

O MedioTec tem como finalidade a oferta de cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. Entre outros objetivos, pretende garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a ser inserido no mundo do trabalho e renda.