Junho 2018

Today: Jun 18, 2018
Alunos de Instrumento Musical têm dia de experiências em Viçosa do Ceará

Notícia publicada em 23/05/2018

Viver novas experiências favorece o aprendizado, proporciona novo olhar e estimula a reflexão sobre o futuro, entre vários outros benefícios. Pensando nisso, o professor Washington Soares e o coordenador local Marcelo Brito, do curso Técnico em Instrumento Musical do MedioTec/Funece, do município de Viçosa do Ceará, proporcionaram aos seus alunos um dia de vivências.

No último dia 14 de maio, os estudantes visitaram a rádio Serra Verde e, em seguida, conheceram a sala de ensaio da Banda Municipal de Viçosa do Ceará.

A primeira atividade teve como objetivo levar a turma a conhecer o funcionamento e os bastidores de uma rádio comunitária. No local, os jovens tiveram a oportunidade não apenas de observar "o que" e "como" tudo era realizado, mas também de tirar dúvidas sobre a profissão do radialista e seu mercado de trabalho. Para que a experiência fosse completa, participaram ainda de entrevista ao vivo, podendo saudar seus amigos e familiares.

O professor Washington Soares também participou da entrevista, falando aos ouvintes sobre os cursos do Pronatec/Funece, a formação acadêmica dos docentes e o perfil do público-alvo.

Na visita à sala de ensaio da Banda Municipal, os alunos foram recepcionados pelo maestro Leonardo Carvalho e conheceram, dentre outros elementos musicais, instrumentos e sons que só haviam visto em vídeos, como a flauta transversal, o saxofone alto, o clarinete e a tuba.

De acordo com o professor Washington, as vivências "aproximaram mais os alunos do meio musical da cidade, além de, proporcioná-los o conhecimento de possíveis campos de atuação profissional após o término do curso. (...) os alunos sentiram-se mais motivados depois das visitas".

Para o coordenador local, foi "proporcionado aos alunos uma ampliação dos conhecimentos no que diz respeito à música em geral e, uma visão positiva de mercado de trabalho relacionado ao curso", completa Marcelo Brito.

Ao término de cada visita os alunos receberam convites para retornar. Na rádio, a proposta foi para que, em nova oportunidade, a turma participasse de teste para radialista e de uma apresentação ao vivo. Com a banda, os estudantes foram convidados a assistirem ensaio do grupo.