Agosto 2018

Today: Ago 16, 2018
Em Brasília, coordenador geral do Pronatec/Funece concede entrevista à TV MEC

Notícia publicada em 25/04/2018

Durante visita à Brasília para participação do 1º Encontro de Avaliação do MedioTec, nos dias 21 e 22 de fevereiro, o coordenador geral do Pronatec/Funece e vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, concedeu entrevista à TV MEC.

O programa foi ao ar no último dia 19 de abril, na TV Nacional do Governo (NBR). O coordenador falou sobre o MedioTec/Funece e seu projeto inovador de Acompanhamento Psicopedagógico, além ainda do Projeto de Vida.

O projeto de Acompanhamento Psicopedagógico desenvolve ações efetivas, agregando atendimento diferenciado e individualizado ao estudante, considerando que o contexto do aluno jovem demanda atenção especializada em função dos desafios enfrentados na escola pública, associados à dupla jornada de estudos (ensino médio regular e profissionalizante) às situações de vulnerabilidade social e econômica de suas famílias.

"Nosso projeto tem, como 'liga', uma equipe psicopedagógica que trabalha virtualmente, através de uma sala de acompanhamento virtual que o aluno acessa pelo celular", além da visita "in loco", em que a turma é atendida pela equipe em sala de aula, explica o coordenador.

O número de acessos e a busca pelo acompanhamento demonstram o sucesso do projeto. "80% dos meus alunos já acessam a sala virtual de acompanhamento, participando das atividades que a própria sala permite e, principalmente, fazendo uso daquilo que eu chamo da conversa direta com um psicólogo ou com um pedagogo, porque são conversas individualizadas", conta Hidelbrando.

A Funece oferece os cursos do Pronatec desde 2016 na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), e agregou o MedioTec a partir de 2017, atendendo adolescentes e jovens do ensino médio.

Apesar da oferta ainda recente, Hidelbrando ressalta a experiência da Funece com cursos técnicos. "Na formação técnica profissional, a universidade já tem 43 anos de história, através de uma unidade de formação profissional que a universidade possui".

Durante a entrevista, o vice-reitor falou ainda sobre o Projeto de Vida, uma ação que tem como objetivo estimular no aluno o interesse em relacionar os cursos técnicos com suas expectativas e metas de futuro. De acordo com o docente, "é uma questão central no processo de formação do nosso aluno".

Para o coordenador, é fundamental que os estudantes do MedioTec pensem no amanhã. "Esses meninos precisam ser motivados a se formarem, a encontrar na educação um passaporte para uma vida mais digna, para uma vida mais cidadã. (...) para que ele consiga se enxergar daqui a cinco anos, daqui a 10 anos, daqui a 20 anos (...). A gente precisa fazer com que esses meninos tenham sonhos, sonhos estratégicos, sonhos de vida, e de melhoria de vida".

E conclui: "essa adesão do aluno, a confiança dele na proposta, já é um resultado positivo do projeto".

A entrevista, na íntegra, está disponível no canal do MEC e ganhou repercussão ainda na revista Gestão Universitária.