Maio 2018

Today: Mai 22, 2018
Equipe Psicopedagógica prepara docentes para Projeto de Vida MedioTec

Notícia publicada em 23/04/2018

Professores e coordenadores locais selecionados pelo Pronatec/Funece participaram na última quarta-feira (18/04), no Campus Itaperi, de Capacitação para o Projeto de Vida MedioTec. O evento foi promovido pelas coordenações Geral e de Ensino e pela Equipe Psicopedagógica do Programa.

O Projeto de Vida é uma ação que tem como objetivo estimular no aluno o interesse em relacionar os cursos técnicos com suas expectativas e metas de futuro.

"O Projeto de Vida aparece como uma disciplina, mas aparece também como atividades desenvolvidas ao longo do curso, fazendo com que o aluno reflita sobre si mesmo, sobre sua história, sobre seus objetivos, seu propósitos, o que aprendeu, e, principalmente, como esses conhecimentos serão úteis para eles e para seus projetos de futuro", explica a coordenadora da Equipe Psicopedagógica, Ana Ignez Belém Lima Nunes.

De acordo com a psicóloga Eveline Maria Perdigão, o Projeto é uma ferramenta não apenas psicológica, mas também pedagógica, que incentivará o aluno a desenvolver um novo olhar, a partir da observação dele mesmo e de seu entorno, projetando-se no futuro.

Para Giovana Maria Falcão, membro da Equipe Psicopedagógica, "não se pode pensar em projeto de vida como algo único para todo mundo", pois é necessário que cada um passe pelo processo de suas próprias escolhas. "Devemos levar nossos alunos a pensarem em suas expectativas de vida à longo prazo, mas sem perderem 'o agora'", destaca a psicóloga.

Durante a capacitação os docentes receberam as orientações necessárias para cumprir seu papel de incentivar o desenvolvimento da primeira etapa do Projeto. Os professores e coordenadores foram instruídos para realizarem de forma eficaz as atividades que serão realizadas ao longo do curso.

A programação envolveu a apresentação do Manual do Projeto de Vida, vivência, discussões e oficinas, que contaram com a participação de todo o grupo, com atividades como simulação de situações em sala de aula.

Ao final do encontro, a Equipe Psicopedagógica pediu aos docentes que fizessem, em poucas palavras, a avaliação do evento. Como resposta, os professores descreveram a capacitação como "esclarecedora", "motivadora", "encontro direcional, nos orientando aonde devemos chegar".

Para a coordenadora Ana Ignez, o evento foi bastante positivo. "Foi muito participativo! Eles estavam muito motivados, tivemos discussões muito ricas, que contribuíram não só para o Projeto de Vida, mas também para questões que vão além, que serão utilizadas nas disciplinas de modo geral".

O encontro aconteceu durante todo o dia, as 8h às 17h, no auditório do Centro de Educação da Uece, reunindo, aproximadamente, 40 professores e coordenadores locais do MedioTec.