Secretarias e Órgãos
Telefones úteis
Redes Sociais

Calendário
Outubro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje457
mod_vvisit_counterOntem1170
mod_vvisit_counterEsta semana7384
mod_vvisit_counterSemana passada6931
mod_vvisit_counterEste mês20357
mod_vvisit_counterMês passado43914
mod_vvisit_counterTodos os dias431348

We have: 18 guests, 3 bots online
Your IP: 54.80.87.166
 , 
Today: Out 20, 2018
Noticias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Sistema desenvolvido na Uece possibilita acompanhamento do Pronatec em tempo real

Notícia publicada em 18/04/2018


O Sistema de Gestão Pronatec (SIGPRONATEC) chega a sua segunda fase implementando ferramentas que favorecem o melhor acompanhamento das turmas. Isso é possível por meio de painéis de acompanhamento gerados a partir da combinação de dados administrativos, acadêmicos e financeiros.

Na primeira fase do sistema, lançada no último mês de fevereiro, foi inaugurada a caderneta eletrônica, onde os professores podem realizar chamada de alunos em sala de aula, registrar frequências e notas de maneira mais prática e eficiente, agilizando, inclusive, o processamento do pagamento de bolsas.

Nessa primeira etapa, o preenchimento das cadernetas pelos professores é duplo, ou seja, é realizado no papel e no sistema, de forma experimental. Na segunda fase, os registros das cadernetas deverão ser feitos apenas eletronicamente, no SIGPRONATEC.

Portanto, a Coordenação receberá de forma dupla somente a caderneta referente ao mês de abril. A caderneta de maio será recebida exclusivamente pelo SIGPRONATEC.

De acordo com a coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece, Germana Paixão, entre outros benefícios, o sistema evitará o extravio ou atraso dos diários de classe, o que pode causar também atraso no pagamento das bolsas. O preenchimento em tempo real possibilitará pagamentos mais rápidos, tanto para os professores como para os alunos.

É a partir desses dados fornecidos pelo professor que o SIGPRONATEC cria, automaticamente e em tempo real, tabelas e gráficos que retratam o quadro atual, podendo ser de uma turma, de um curso, de um município, ou até um panorama geral do Pronatec/Funece.



Imagem meramente ilustrativa


"Além de ser uma forma ecologicamente correta, evitando o uso de papel, o SIGPRONATEC traz outras vantagens, como a possibilidade de uma visão geral, favorecendo a tomada de decisões mais rápidas, realinhamentos de percursos mais rápidos. Por exemplo, ao invés de sabermos somente ao final do mês que um aluno está faltando aula, com o acompanhamento em tempo real pelo SIGPRONATEC, será possível tomar conhecimento mais rápido dessas faltas, sendo mais fácil resgatar esse aluno", destaca a coordenadora de Ensino.

O coordenador de Desenvolvimento, Fernando Antonio dos Santos, responsável pela plataforma, ressalta a importância do preenchimento das informações no sistema. "Precisamos que todos os professores preencham suas frequências em tempo real. Se todos fizerem a sua parte, se a base de dados for devidamente alimentada, teremos um sistema capaz de beneficiar todo o Programa".

Em algumas localidades no interior do Ceará, o "tempo real" pode não ser possível. Pensando nisso, o analista desenvolvedor do Pronatec/Funece, Alexandre Ribeiro, esclarece: "Sabemos que há localidades que não pegam sinal de internet, contudo, o professor deve fazer o registro normalmente, pois os dados ficarão armazenados no próprio dispositivo e serão enviados ao banco de dados no momento em que o docente se conectar a internet e atualizar o sistema".

Para contribuir com o acompanhamento do SIGPRONATEC, coordenadores locais e regionais receberão semanalmente relatórios de suas turmas, para que, em parceria com as coordenações Geral, de Ensino e de Desenvolvimento, possam contribuir para o bom desempenho do sistema.