Agosto 2018

Today: Ago 16, 2018
Projeto Noções de Economia movimenta turma de Comércio em Juazeiro do Norte

Notícia publicada em 21 de março de 2018

Um projeto que envolve planejamento, estratégias, organização e responsabilidade foi desenvolvido pelos estudantes do curso Técnico em Comércio do MedioTec/Funece, do município de Juazeiro do Norte. Realizado como atividade da disciplina Noções de Economia, ministrada pelo professor Renan Diniz Araujo, o projeto movimentou a turma com ações que aliaram teoria e prática.

"O projeto teve como principal objetivo utilizar todo conhecimento trabalhado em sala de aula, fazendo uma correlação com a prática vivenciada pelos discentes no decorrer da disciplina, seguindo com determinação e responsabilidade as estratégias estudadas como: analise de produto, preço, ponto, promoção, posicionamento, reposicionamento e crescimento através do mercado muito competitivo e dinâmico", explica o professor Renan Diniz.

Para a aluna Vitória Santos, "inicialmente foi um desafio muito distante da nossa realidade, pois nunca havíamos lidado com tamanha responsabilidade. Tivemos dificuldades de reunir a equipe, combinar ideias, administrar gastos, manter o foco, cumprir tarefas, lidar com o público, criar estratégias inovadoras e cumprir a meta que almejávamos alcançar, mas conseguimos", disse.

Para o projeto, foram elaboradas estratégias para comercialização de mercadorias com utilização de pesquisa de mercado, proporcionando, de acordo com o docente responsável, "o encontro do produto ideal para a satisfação e fidelização dos clientes".

Ao longo do projeto foram comercializados alimentos tradicionais da região, como: tapioca, salgados típicos, bolos, mousses e sanduíches, entre outros, procurando identificar as vantagens e dificuldades de trabalhar com o público.

Para a aluna Ludimila Alves, "foi uma experiência maravilhosa, tive que aprender a deixar a timidez de lado e saber lidar com os fatores internos e externos que não são fáceis de administrar e, certamente, esta experiência ficará marcada positivamente nas nossas vidas".

Os alunos tiveram como tarefa multiplicar o capital inicial investido em matéria prima com o intuito de compreender as regras de mercado. Com a atividade, a turma teve a oportunidade de criar um caixa que será investido na contribuição de visitas técnicas.