Outubro 2018

Today: Out 17, 2018
Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho visitam Enel em Tauá

Notícia publicada em 19 de março de 2018

Gerar e distribuir energia elétrica é um trabalho que exige atenção, inclusive, quanto a segurança de quem o executa. Para um gestor empresarial do ramo, diminuir os riscos corridos por seus trabalhadores é uma preocupação constante.

Pensando nisso, a multinacional Enel pode ser um exemplo para os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do MedioTec/Funece. Os estudantes do município de Tauá realizaram visita à subestação da empresa na cidade, como atividade da disciplina "Equipamento de Proteção Individual (EPI), Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)  e sinalização de segurança", ministrada pelo professor Leonardo Souza Freitas.

De acordo com o coordenador de área, Teócrito Silva Ramos, a visita teve como principal objetivo "fixar o aprendizado em sala com demonstração e conhecimento dos equipamentos".

O professor Leonardo Freitas conta o que foi feito pelos alunos no local. "Foram realizadas atividades de reconhecimento de equipamentos, caminhada pela subestação para conhecimento e detalhamento do que foi explicado em sala de aula e, posteriormente, esclarecimentos sobre os EPI's e EPC's em auditório com vídeo sobre geração e distribuição de energia elétrica".

Em sala de aula os alunos estudaram também, entre outras, a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil. A norma tem como finalidade a segurança e a saúde dos trabalhadores que lidam com eletricidade, visando também a necessária utilização dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

São exemplos de EPI: capacetes, luvas e óculos de segurança, máscaras, protetores faciais e auriculares, e de EPC: extintores de incêndio, grades de proteção, cone e fita de sinalização.

Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho visitam Enel em Tauá
Pensando nisso, a multinacional Enel pode ser um exemplo para os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do MedioTec/Funece. Os estudantes do município de Tauá realizaram visita à subestação da empresa na cidade, como atividade da disciplina “Equipamento de Proteção Individual (EPI), Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)  e sinalização de segurança”, ministrada pelo professor Leonardo Souza Freitas.
De acordo com o coordenador de área, Teócrito Silva Ramos, a visita teve como principal objetivo “fixar o aprendizado em sala com demonstração e conhecimento dos equipamentos”.
O professor Leonardo Freitas conta o que foi feito pelos alunos no local. “Foram realizadas atividades de reconhecimento de equipamentos, caminhada pela subestação para conhecimento e detalhamento do que foi explicado em sala de aula e, posteriormente, esclarecimentos sobre os EPI's e EPC’s em auditório com vídeo sobre geração e distribuição de energia elétrica”.