Outubro 2018

,
Today: Out 23, 2018
Professores e coordenadores MedioTec participam de III Capacitação Pedagógica

Dando continuidade ao Programa de Formação Pedagógica Continuada, a Coordenação Geral e a Coordenação de Ensino do Pronatec/Funece realizou na última terça-feira (16/01), das 8h às 17h, no Campus Itaperi, a III Capacitação de Professores MedioTec, que contou com a participação de 95 docentes, coordenadores de curso e coordenadores regionais.

Os profissionais atuam nos 10 cursos técnicos oferecidos pelo Programa em 34 municípios do estado do Ceará e atende a um público de 1.260 alunos da rede pública estadual que busca se qualificar em uma profissão por meio de cursos técnicos concomitante ao Ensino Médio.

Foram abordadas temáticas como Metodologias ativas e estratégicas para aulas dinâmicas para jovens, Projeto de vida e círculo de mediação de conflitos.

Segundo a coordenadora pedagógica do Programa, professora Germana Paixão, os assuntos foram selecionados a partir de demandas dos professores e oportunidades de melhorias identificadas e sugeridas pelos alunos.

O evento contou com palestrantes como os professores Hylo Leal e Newton Malveira, assessores técnicos da gestão pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc) e da professora Fabia Napoleão, diretora da Escola de Ensino Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, que partilharam com o grupo suas vivências e experiências com a educação profissionalizante de jovens.

Na ocasião, a Coordenação de Desenvolvimento do programa apresentou o sistema SIGPRONATEC que, a partir de 1º de fevereiro substituirá os diários de classe físicos, informatizando todas as informações referentes a registro de frequência, conteúdo programático e notas, oferecendo mais agilidade no controle da vida estudantil dos alunos e subsidiando relatórios de gestão mais eficientes.

Como culminância desse momento de aprendizado, os professores liderados pelos coordenadores de curso participaram de grupos de trabalhos específicos para debaterem aspectos pedagógicos de cada curso, bem como socializaram dificuldades, desafios e boas práticas e traçarem melhorias para o semestre letivo 2018.1.

Ao final do evento foi facultada a palavras aos presentes que elogiaram a organização e a escolha dos temas abordados e sugeriram que na IV Capacitação Pedagógica, prevista para o mês de abril, sejam oferecidas oficinas práticas de metodologias ativas e discutidos problemáticas envolvendo déficit de aprendizagem.