Fevereiro 2018

,
Today: Fev 23, 2018
Turmas do Pronatec Campo de Tururu visitam UFC e aprovam atividade

Os alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec/Funece, do município de Tururu, participaram de mais uma atividade que reuniu as turmas de Avicultor, Agricultor Familiar e Caprinocultor.

Desta vez, os estudantes realizaram visita técnica aos setores produtivos das áreas de Ciências Agrárias (Agronomia e Zootecnia) da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde conheceram as seções de Avicultura, Ovinocaprinocultura, Forragicultura, Apicultura e Horticultura.

A visita teve como objetivo principal mostrar as novas técnicas aplicadas aos sistemas produtivos agropecuários com ênfase no Semiárido Nordestino. Técnicas essas que visam uma produção sustentável com bons índices produtivos aos produtores familiares da região.

Para a estudante do curso de Caprinocultor, Maria Moreira dos Santos, "foi uma atividade bastante proveitosa, que nos trouxe conhecimentos inovadores e satisfatórios, ajudando no desenvolvimento de nossa formação".

Lucinete Gonçalves Barbosa, do curso de Avicultor disse que gostou muito da visita. "Os profissionais nos receberam muito bem e com muita atenção. Explicaram tudo, ponto a ponto, com muita paciência e clareza. Já tínhamos vivenciado essa experiência no próprio curso, inclusive, nossa criação foi um sucesso. Tivemos 100% de garantia, não perdemos nada", destaca a aluna.

A visita serviu também para mostrar maneiras simples e econômicas que podem ser destinadas ao apoio e fortalecimento da agricultura familiar, em que técnicos e estudantes de Mestrado e Doutorado mostraram pesquisas voltadas ao Semiárido.

A atividade foi acompanhada pelos professores Herbenson Marques Gomes, Rafael Teixeira de Sousa e Amanda Aragão Ávila, além da coordenadora da Área Técnica Campo, Ana Lúcia Vitorino de Almeida.