Janeiro 2018

Your IP: 54.167.126.106
 ,
Today: Jan 18, 2018
Por meio de cordel, aluno demonstra gratidão ao Pronatec

Agradeço ao Criador

Pai de toda criatura

Pelo povo que trabalha

Na pecuária e agricultura

E agora veio pra gente

Um curso bem diferente

Técnico em caprinocultura

Assim começa o cordel escrito pelo aluno do curso de Caprinocultor, no município de Amontada, Raimundo Ferreira da Costa. Ferreirinha, como é conhecido, surpreendeu a turma quando pediu à professora espaço para falar. Foi quando expôs os versos, que em cada linha, fez a docente chorar.

Ferreirinha queria com isso agradecer ao Pronatec por meio de homenagem a quem tanto os ensina em sala de aula. A doutora em Melhoramento Genético Animal, Lorena Mirelle Santos Muniz, sentiu o quanto seu trabalho é importante.

"Foi uma homenagem linda! O que senti naquele momento, além da emoção, foi uma profunda gratidão. Percebi que estando no campo passando informações para aqueles que vivem da terra, mesmo com a limitação de cada um, consigo plantar a semente do conhecimento. Isso não tem preço", desabafa feliz a professora.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) beneficia trabalhadores por meio de seus cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em diversas áreas. Muitas vezes não é possível perceber a diferença que esses cursos fazem na vida da população, especialmente na área do campo, mas a arte de Ferreirinha pode ajudar nessa percepção:

O governo cearense

Através da faculdade

Ohando aqui pro sertão

E não só para cidade

Com uma ação de valor

Quiz deixar o produtor

Na sua propriedade

Os versos continuam com palavras que confirmam o quanto aprendem em sala de aula e a importância desse conhecimento para o dia-a-dia no campo:

Pra nós aqui do sertão

Quase sem saber criar

Onde chove muito pouco