mod_vvisit_counterHoje731

,
Today: Nov 20, 2017
Professores participam de I Capacitação MedioTec na Uece

Recém-selecionados, professores do MedioTec/Funece participaram da I Capacitação MedioTec, realizada no Campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no último dia 10 de agosto.

Em 2017, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) oferta, pela primeira vez, os cursos MedioTec, voltados para alunos do Ensino Médio, com o intuito de garantir que o estudante, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a ser inserido no mundo do trabalho e renda.

O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, abriu o evento desejando boas-vindas aos novos membros da equipe do Pronatec/Funece. Falou de um dos maiores desafios previstos, que é a evasão, e ainda da importância desses cursos nas vidas desses jovens e de suas famílias, proporcionando novos aprendizados e expectativas de um futuro melhor.

De acordo com o vice-reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, o MedioTec "é uma política social voltada fortemente para as camadas sociais desse país que historicamente foram esquecidas". E convida os novos professores e coordenadores para uma missão: "Esse programa lhes chama para um grande desafio. É fazer com que esse valioso programa dê certo na Uece e em mais de 30 municípios do Ceará. Nós acreditamos que isso seja possível porque quando reunimos competências como estamos reunindo aqui, podemos conduzir um sujeito, um adolescente, a outros níveis de entendimento do mundo".

Para o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor José Nelson Arruda, "esse é um dia histórico para nossa universidade, com o desafio assumido, de oferecer cursos para alunos do ensino médio em, praticamente, todas as regiões do Ceará. (...) O sucesso desse programa depende muito de todos vocês".

O coordenador regional de Limoeiro do Norte, professor João Rameres Regis, esclarece uma das razões do Programa ser um desafio, ressaltando que a universidade tem vasta experiência com alunos de graduação, mas agora atuará com um público diferente. "Vamos lidar com um público muito jovem, que não lidamos com frequência. Temos o desafio de que ele permaneça tanto no curso como no ensino médio. Nosso grande desafio será lidar com evasão", reforçou Rameres.

Para dar prosseguimento ao evento, os coordenadores de Área Técnica, Regionais e Locais se dividiram com os professores em grupos que discutiram temas como "A educação profissional e o perfil dos alunos do ensino médio" e "Os desafios da juventude na educação na contemporaneidade", além de questões como lotação e direitos e deveres de alunos e professores.