Dezembro 2017

Your IP: 54.234.247.118
 ,
Today: Dez 15, 2017
Mais de 100 vagas ainda estão disponíveis em cursos gratuitos do Pronatec/Funece

Foram ofertadas 1.080 vagas, das quais mais de 100 ainda estão disponíveis. Essas vagas são destinadas a pessoas de baixa renda com Ensino Fundamental completo ou incompleto, a depender da área.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), ofereceu para o Ceará 1.080 novas vagas em cursos técnicos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Do total de vagas, mais de 100 ainda estão disponíveis nos municípios de Juazeiro do Norte, Mauriti e Limoeiro do Norte.

Os cursos são: Agente de Informações Turísticas, Assistente de Secretaria Escolar, Agente de Desenvolvimento Socioambiental e Agricultor Familiar.

O Agente de Informações Turísticas informa e orienta sobre atrativos turísticos naturais e culturais e informações inerentes à localidade. Informa e orienta turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos. Presta informações históricas, culturais e artísticas locais.

O Assistente de Secretaria Escolar desenvolve atividades administrativas nas instituições de ensino com sistematizações e procedimentos voltados para os serviços de apoio à secretaria. Presta informações e mantém atualizado o arquivo de legislação e de documentação da unidade escolar. Operacionaliza os processos de matrícula, transferência, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes.

O Agente de Desenvolvimento Socioambiental auxilia a implantação de ações socioambientais coletivas para resolução de problemas em ambientes naturais, urbanos e rurais. Realiza a mediação entre os cidadãos e os diversos segmentos da sociedade no planejamento e na implementação de projetos socioambientais. Identifica situações-problema e propõe soluções. Estimula a reflexão sobre os riscos e vulnerabilidades socioambientais e fomenta a busca por soluções pertinentes ao contexto de atuação.

Já o Agricultor Familiar atua em propriedades familiares de pequeno e médio porte. Realiza diagnóstico da propriedade familiar baseado nas ações integradas do sistema produtivo. Planeja e organiza ações de forma cooperativa. Colhe e beneficia produtos agropecuários. Correlaciona os sistemas de produção e o ecossistema. Maneja os recursos naturais de forma sustentável promovendo a integração lavoura pecuária. Atende a legislação vigente.

O Pronatec visa atender, prioritariamente, trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Os interessados devem realizar pré-matrícula até o próximo dia 11 de agosto, na Secretaria responsável, conforme tabela abaixo:

Escolaridade mínima

Escola/Secretaria responsável

Juazeiro do Norte

Agente de Informações Turísticas

CREDE 19

Limoeiro do Norte

Agente de Desenvolvimento Socioambiental

Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Secretaria Municipal de Assistência Social E de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescente

Mauriti

Agricultor Familiar