Dezembro 2017

Your IP: 54.234.247.118
 ,
Today: Dez 15, 2017
Alunos do Pronatec organizam ação de conscientização contra o Aedes aegypti

Estudantes do curso de Agente de Combate às Endemias, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito da Funece, realizaram no último dia 19 de julho, no Campus Itaperi, ação de prevenção e combate ao Aedes aegypti. O público alvo foram servidores da Prefeitura da Uece, que trabalham na limpeza e manutenção do campus.

A atividade integrou a disciplina Trabalho do Agente de Combate às Endemias, ministrada pela professora Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, consistindo em palestra, exposição do mosquito em suas fases, maquetes, demonstração de vedação adequada de caixas d’água e mais.

"Os alunos, que em sua maioria já são agentes, estão estudando várias endemias, mas o momento pede que o foco seja o combate ao Aedes aegypti. É o que vivemos hoje de mais grave no que diz respeito à Saúde Pública", esclarece a docente.

Para os servidores Romana Marques e Diego Augustinho Fonseca, a ação fará diferença em suas rotinas. "Foi maravilhoso! Com o que aprendi vou conseguir prestar mais atenção nos cuidados a serem tomados", diz Romana. "Foi muito importante para ficarmos mais atentos", completa Diego.

De acordo com a aluna que proferiu a palestra, Jecicler Alves da Costa Viana, que é agente na função de educadora em saúde, no Núcleo de Educação e Saúde e Mobilização Social (Nesms), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação é de grande significado. "Essa é mais uma etapa concluída dentro do curso, além de termos hoje a oportunidade de demonstrarmos nosso trabalho para os funcionários da Uece. Dentro do curso estamos realizando atividades do nosso dia a dia. A professora e o Pronatec estão valorizando muito o nosso trabalho".

Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, que é também docente do curso de Medicina da Uece, fez um agradecimento. "Como cidadã, eu agradeço! Eles vão até nossas casas para cuidar de nós, para cuidar da minha saúde e da minha família. É importante que a população receba esses profissionais".

A atividade beneficiou não apenas os servidores, mas também os próprios estudantes do curso, ao se dedicarem na execução da ação, aprendendo ainda mais uns com os outros, além de fazerem o seu papel como multiplicadores da informação, proporcionando aos funcionários um olhar diferenciado que estará atento não apenas na Uece, mas também em seus lares.

A ação contou com a parceria da Secretaria Executiva Regional IV e do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Fortaleza.