Outubro 2017

Your IP: 54.92.141.211
 ,
Today: Out 18, 2017
Pronatec incentiva alunos a voltarem para sala de aula

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2016, a taxa de abandono escolar durante o Ensino Médio no Brasil foi de 8,7%. Esse percentual pode parecer razoável, mas representa, aproximadamente, 28.663 jovens que abandonaram a escola, seja ela privada ou pública, na área urbana ou na área rural.

No campo, as dificuldades são maiores, fazendo com que muitas crianças não concluam sequer o Ensino Fundamental.

Alguns exemplos foram percebidos no curso de Caprinocultor, no município de Graça, que recebeu alunos com escolaridade mínima do Ensino Fundamental incompleto. Alguns deles sabiam ler e escrever, mas outros, como o Sr. Luiz Barros, sentiram uma dificuldade maior no decorrer do curso.

A professora Nívea Maria Cordeiro Lima lembra o desabafo do Sr. Luiz. "Agora eu sei o quanto é importante saber ler, pois se eu soubesse faria as atividades que a professora Nívea passa com mais facilidade".

Ao perceber essa dificuldade e ao mesmo tempo o interesse em estudar, a docente utilizou o período do curso para incentivá-los a voltar para a escola. Hoje, Ana Rodrigues, Antonio Abreu, Valdenor Cunha, Rosa Maria e o Sr. Luiz estão matriculados e frequentando as aulas do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A docente deixa transparecer sua alegria em ter contribuído com tamanha conquista na vida de seus alunos ao relembrar frases ditas por eles, como "o conhecimento é muito importante", "saber ler é importante, não importa a idade", "maravilhoso é explorar novos horizontes".

Do município de Graça sai a lição de que, independente da idade ou de qualquer outro fator que possa parecer um obstáculo, aceitar o desafio de estudar deve sempre ser levado em consideração, pois, ao ultrapassar essa barreira, novos horizontes poderão ser enxergados e seguidos.