Outubro 2017

,
Today: Out 18, 2017
Funece adere MedioTec e ofertará cursos técnicos para alunos do Ensino Médio

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) acaba de aderir a nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o MedioTec, que tem como finalidade a oferta de cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação.

A partir da próxima segunda-feira, dia 26, a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) realizará processo de pré-matrícula dos alunos, ao mesmo tempo em que a Funece realizará a confirmação dessa pré-matrícula em cada uma de suas unidades ofertantes. Os alunos devem comparecer à essas unidades munidos da carta de encaminhamento, emitida pela Seduc e recebida na própria escola.

MedioTec pretende, dentre outros objetivos, garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a ser inserido no mundo do trabalho e renda.

A ação será ofertada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE). No Ceará, a iniciativa será executada pela Funece, por meio de sua Unidade de Educação Profissional (Unep), em parceria com a Seduc.

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec são ofertados pela Funece desde 2015. De acordo com o coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando dos Santos Soares, "a nova modalidade de cursos é também uma nova fronteira e um grande desafio da universidade dentro do Pronatec. Estaremos tendo a oportunidade de qualificar profissionalmente jovens do ensino médio de escola pública da rede estadual concomitante ao seu processo de formação regular. Nosso desafio é deixar a marca da Uece na formação de excelência também no ensino médio profissional".

Serão ofertadas mais de 3 mil vagas para o Estado, sendo, a Funece, ofertante de 1.310, que serão distribuídas em 52 turmas, em 34 municípios. Serão oferecidos 10 diferentes cursos, pertencentes aos Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde; Gestão e Negócios; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; e Segurança.

Os cursos do MedioTec pela Funece têm previsão para início em 14 de agosto de 2017, com duração de até 16 meses, possuindo carga horária entre 800 e 1.200 horas. Serão eles: Técnico em Agronegócio, Técnico em Apicultura, Técnico em Comércio, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gerência de Saúde, Técnico em Instrumento Musical, Técnico em Pesca, Técnico em Regência e Técnico em Segurança do Trabalho.

Os municípios beneficiados serão Acaraú, Amontada, Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Cascavel, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Iguatu, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Missão Velha, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Redenção, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Viçosa do Ceará.

Mais informações: 85 3101-9997