Outubro 2017

Your IP: 54.81.108.205
 ,
Today: Out 18, 2017
Curso de Caprinocultor ensina manejo sanitário em aula prática

Após conhecer na teoria como devem ser feitos os procedimentos para um bom manejo sanitário de caprinos, os estudantes do curso de Caprinocultor do Pronatec/Funece, do município de Reriutaba, aprenderam na prática as atividades técnicas necessárias.

Sob a supervisão do professor Adauto Odilon Chaves Mourão, os alunos tiveram a oportunidade de, inicialmente, exercitar os métodos de limpeza e desinfecção do aprisco, que é o curral destinado ao abrigo desses animais. Para isso, utilizaram, além de hipoclorito de sódio, lança chamas e caiação, que é uma medida de desinfecção com o uso de cal, que atua destruindo germes (microrganismos) que possam causar doenças.

"O manejo sanitário consiste em uma série de atividades técnicas, conduzidas para manter as condições de saúde dos animais, que são influenciadas pelo meio ambiente, pelas práticas de manejo, pelo genótipo, entre outras causas. O uso de práticas adequadas de higiene é fator fundamental para manutenção da sanidade do rebanho, para prevenir as doenças, evitando custos com tratamentos e perdas de animais", explica o docente.

Os alunos aprenderam ainda a lavagem dos cochos, bebedouros e saleiro, a realização de vermifugação, o casqueamento, que é a prática de aparar os cascos dos caprinos, a aplicação de brincos para identificação dos animais, além de outras técnicas.

Para o professor Odilon Mourão, a aula equilibra o conhecimento teórico aprendido em sala de aula com a prática no campo, despertando o interesse da turma, gerando discussões e melhor aproveitamento.

A aula prática aconteceu na localidade de Sabonete, na propriedade do pai de um dos estudantes. A turma de Reriutaba integra a Unidade Regional de Crateús, do Pronatec/Funece.