Junho 2017

,
Today: Jun 28, 2017
Turmas do Pronatec Campo constroem aviários para aulas práticas

Com o objetivo de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, alunos do curso de Avicultor, do Pronatec/Funece, área técnica do Campo, constroem aviários durante as aulas. A construção, além de ser por si mesmo um exercício do que aprenderam, servirá como campo de várias outras atividades do curso.

Russas-CE

"O aviário é a principal instalação dentro do processo produtivo de aves, é utilizado na locação, servindo como abrigo. Nele também é instalada boa parte dos equipamentos utilizados na produção, como comedouros, bebedouros e ninhos", explica a coordenadora local de Potiretama, Ramira Medeiros Ferreira Freitas.

Sobral-CE

"O viveiro é de suma importância, pois nele pode-se construir, vivenciar e acompanhar cada procedimento a ser realizado com essas aves, como vacinação, alimentação e seu crescimento", completa a coordenadora de Russas, Jaine Cristine de Oliveira Rebouças.

Potiretama-CE

Para a coordenadora local de Sobral, Ana Maria Moura, "o aviário servirá para todo o curso, cada passo terá uma experiência diferente. As aulas práticas são fundamentais para o bom desempenho dos alunos".

Paracuru-CE

Atualmente o Pronatec/Funece possui cinco turmas de Avicultor, nos municípios de Amontada, Coreaú, Paracuru (unidades de Itapipoca), Potiretama e Russas (unidades de Limoeiro do Norte).

Potiretama-CE

O curso possui carga horária de 200 horas, visando ensinar aos estudantes gerência do empreendimento, manejo da criação extensiva e confinada de aves, controle da condição sanitária dos animais, da qualidade da alimentação e da produção, além do controle da qualidade dos produtos derivados. Realiza a programação logística e de transporte e aplica a legislação para produção e bem-estar animal, preservando o meio ambiente e observando a legislação sanitária e ambiental.