Outubro 2017

Your IP: 54.80.132.10
 ,
Today: Out 19, 2017
Pronatec Saúde vai da teoria à prática na sala de aula

Após conhecer na teoria técnicas de Primeiros Socorros, alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Funece), da área da Saúde, aprendem como pôr em prática as orientações dos professores.

Os estudantes do curso de Higienista de Serviços de Saúde, durante a disciplina de Suporte Básico de Vida, ministrada pelo professor e enfermeiro Wellington Vidal, no último dia 2 de março, tiveram a oportunidade de colocar em prática a Ressuscitação Cardio-Pulmonar (RCP), conjunto de manobras capazes de garantir a oxigenação dos órgãos diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória.

"Com o conhecimento das técnicas os alunos poderão dar possível auxílio não só em seus locais de trabalho, mas também na sua comunidade e em sua família, pois saberão e poderão intervir para salvar a vida de pessoas, evitando sequelas e ajudando a manter uma vida até a chegada do resgate ou a transferência para uma unidade hospitalar", explica o professor Wellington Vidal.

No ponto de vista discente essas são aulas de suma importância. "É importante para sabermos como reagir diante de uma situação", diz Gabriel Silva Alves, que é agente comunitário de Saúde. Apesar de já conhecer Primeiros Socorros, Gabriel teve a oportunidade de aprender ainda mais. "Descobri detalhes de manobras que eu acreditava ser diferentes e precisamos saber a técnica certa para fazermos o nosso papel de maneira eficaz e eficiente".

De acordo com a professora do Apoio Pedagógico, Daniele Vasconcelos, "as aulas teóricas e práticas do Pronatec Saúde são intercaladas para garantir melhor aproveitamento".

Os cursos do Pronatec Saúde possuem disciplinas em comum, o que garante a todos os alunos orientações não somente de Primeiros Socorros, mas também de conceito de cidadania, direitos sociais, participação social, políticas públicas, cuidado em saúde, atenção básica, além da formação específica de cada área.