Março 2017

,
Today: Mar 30, 2017
Pronatec/Funece certifica mais de mil alunos em 2016

Mil e setenta e dois alunos. Esse é o número de estudantes certificados em 2016, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). São mais de mil pessoas qualificadas no interior do Ceará, em áreas relacionadas à produção animal, aquícola, pesqueira, turismo e artesanato, que realizaram os cursos na primeira pactuação do Pronatec/Funece, em 2015.

Iracema-CE

Para o coordenador geral do Pronatec/Funece, Hidelbrando dos Santos Soares, "a certificação de agricultores familiares, pescadores tradicionais, artesãos, por exemplo, representa a qualificação profissional de um segmento importante da população cearense geralmente esquecida nos projetos de educação formal. A Universidade Estadual do Ceará chegou de forma muito efetiva, através do Pronatec, à homens e mulheres, que, embora instalados nas zonas rurais do interior do Estado do Ceará, estão também demandando políticas públicas que lhes deem oportunidade para melhorar de vida e, com isso, elevar os índices de desenvolvimento social de nosso Estado".

Tauá -CE

O Pronatec oferece Formação Inicial e Continuada (FIC). Os alunos certificados pela Funece concluíram os cursos de Operador de Beneficiamento de Pescado; Piscicultor; Criador de Peixes em Tanque Rede; Aquicultor; Avicultor; Criador de Peixes em Viveiros Escavados; Agricultor Orgânico; Marisqueiro; Operador de Sistemas de Irrigação; Condutor de Turismo de Pesca; e Artesão de Biojoias.

Fortim-CE

Os municípios diretamente beneficiados foram Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Itaitinga, Maranguape, Pacajús, Pacatuba, Paracuru, Redenção, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipú, Novo Oriente, Caririaçu, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Icó, Jaguaribe, Quixelô, Amontada, Apuiarés, Barroquinha, Camocim, Forquilha, Itapipoca, Miraíma, São Luiz do Curu, Trairí, Umirim, Alto Santo, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Tauá, Banabuiú e Senador Pompeu.

Os cursos ofertados na primeira pactuação da Funece possuíam carga horária entre 160 e 200 horas de aulas, pertencentes aos Eixos Tecnológicos: Recursos Naturais; Hospitalidade e Lazer; e Produção Cultural e Design. Nessa pactuação o Pronatec/Funece atendeu 1.454 alunos de 45 municípios, em 75 turmas.

Itaitinga-CE

Redenção-CE