Setembro 2017

,
Today: Set 25, 2017
Pronatec/Funece inicia 33 novas turmas na capital e no interior

Teve início nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, 33 novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Pronatec/Funece). São 14 diferentes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 15 municípios do Ceará, que beneficiarão mais de 700 alunos.

A nova pactuação traz uma novidade: a oferta de cursos nas áreas da Educação e Saúde na capital do Ceará. "As novas turmas marcam a introdução de dois novos eixos tecnológicos: 'Ambiente e Saúde' e 'Desenvolvimento Educacional e Social'. Nestes dois casos, toda oferta é concentrada em Fortaleza, com aulas no Campus Itaperi.", explica o coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando dos Santos Soares.

O coordenador demonstra grandes expectativas para o reinício das ofertas. "Nossa primeira experiência no Pronatec se concentrou no interior do Estado e tivemos um desempenho elogiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Mantivemos o eixo tecnológico Recursos Naturais. Queremos nesta nova oferta, superar o índice de conclusão de curso que atingimos anteriormente", exprime Hidelbrando.

Regina Cinara Rios, de 38 anos, que está fora do mercado de trabalho, vê no Pronatec uma oportunidade para reverter sua atual situação. "Com o curso de Combate às Endemias, terei maior possibilidade de me engajar no mercado de trabalho". A aluna, que tomou conhecimento do Pronatec/Funece na Escola de Ensino Médio na qual estuda, está empolgada para iniciar o novo curso: "Já acordei na perspectiva. Às 10h já estava arrumada!" (a aula iniciaria às 13h), confessou Regina.

Os cursos ofertados na pactuação 2016 são: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso, Higienista de Serviços de Saúde, Recepcionista em Serviços de Saúde, Inglês Básico, Caprinocultor, Fruticultor, Avicultor, Ovinocultor, Agricultor Orgânico, Agricultor Familiar e Suinocultor.

Os municípios diretamente beneficiados com os cursos são Graça, Reriutaba, Alcântaras, Amontada, Apuiarés, Coreaú, Groaíras, Paracuru, Pentecoste, Senador Sá, Iracema, Limoeiro do Norte, Potiretama, Russas, além da capital, Fortaleza.