Bebê acompanha mãe durante aulas de curso profissionalizante

15 de outubro de 2021 - 14:10

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente de Secretaria Escolar ofertado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) em Caucaia tem registrado a frequência de um “aluno” muito especial: o pequeno Isaque, de apenas quatro meses. O bebê tem acompanhado a mãe, a estudante Sunamita Bento Canário, durante as aulas do curso e testemunhado o esforço dela para conquistar um futuro melhor para ele e suas duas irmãs mais velhas, que têm seis e quatro anos de idade.

“O meu bebê só mama. Eu não tenho com quem deixá-lo. A minha sogra já me ajuda muito ficando com as minhas duas filhas. Então, o bebê me acompanha durante as aulas. A possibilidade de levá-lo para o curso me favorece em tudo. Se eu não pudesse levá-lo, eu não teria como fazer o curso. Além disso, com ele ao meu lado, eu consigo me concentrar e ter mais foco e garra para não desistir de estudar”, afirma Sunamita.

Apesar de ser pouco comum dividir a sala de aula de um curso profissionalizante com um bebê, a presença do pequeno Isaque foi bem acolhida por professores e estudantes. “No começo, eu fiquei muito atento para não roubar a harmonia da aula, mas ele ficava quietinho, parecia até que estava prestando atenção ao que eu falava. Certamente, a mãe dele não tinha com quem deixá-lo para ir à aula. Então, me coloquei no lugar dela e deu tudo certo”, diz o professor Jader Jackson.

Sunamita Canário conta que, em geral, o filho dorme a maior parte do tempo da aula, acordando apenas para mamar. Como toda criança, ele tem momentos de irritação, sobretudo quando está muito quente, mas nada que a impeça de continuar frequentando as aulas e se qualificando profissionalmente.

“O curso para mim veio em uma boa hora. É muito importante para mim fazer algo diferente e ter essa oportunidade de me qualificar para ter uma profissão. Quando eu concluir o curso, minha perspectiva é conseguir um emprego e dar um futuro melhor para os meus filhos”, afirma.