Alunos do MedioTec fazem visita técnica em unidade do PSF em Iguatu

7 de abril de 2021 - 08:50

Estudantes do curso técnico em Gerência de Saúde (MedioTec/Pronatec) do município de Iguatu visitaram uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) e a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da cidade. A vivência ocorreu na disciplina de Gestão e Ferramentas Gerenciais, concluída mês passado.

Segundo a professora Etelvina Gonçalves, os estudantes foram recebidos na unidade do PSF Jardim Oásis, que atende bairros como Lagoa Park e Terra Bela. “Conhecemos toda a estrutura e funcionamento da unidade básica, que atua nos dois horários (manhã e tarde), realiza programas de atenção à saúde, além de prevenção e atendimentos”.

Já a vivência na CAF de Iguatu possibilitou aos estudantes conhecerem de perto os processos de compra, armazenamento e abastecimento de itens farmacêuticos.

“As visitas, tanto na unidade básica como na CAF, foram de extrema importância para os alunos. Possibilitou que eles saíssem das aulas remotas e fossem incluídos em uma nova realidade. A turma passou por locais onde realmente poderá trabalhar ao término do curso. Com o ensino virtual, acabamos ficando ficamos distantes, e no momento que estamos em contato, tendo essa vivência, pudemos conhecer o ambiente de trabalho e vimos na prática o que abordamos em nossas aulas”, destaca a professora Etelvina.

Ainda segundo a professora, as aulas de campo contribuem para fixar melhor as orientações repassadas nas aulas virtuais, além de dar aos alunos a oportunidade de saber como acontecem os processos gerenciais e conhecer as pessoas que gerenciam, bem como acompanhar o estoque e armazenamento dos materiais. “Os estudantes saíram de uma situação em que estavam apenas imaginando as situações e depois virou realidade para eles”, conclui a docente.