Conheça os cursos de Formação Inicial e Continuada que serão ofertados pelo Pronatec/Funece

7 de janeiro de 2021 - 18:41

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecerá, a partir de agosto deste ano, 340 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), destinados às pessoas que precisam de qualificação e atualização profissional para se recolocarem no mercado de trabalho.

As 340 vagas serão distribuídas em 17 turmas, contemplando 13 municípios cearenses: Alto Santo, Beberibe, Caucaia, Guaiúba, Iguatu, Mauriti, Umirim, Trairi, Potiretama, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Tauá. Os cursos FIC ofertados serão Assistente de Secretaria Escolar, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade e Agricultor Familiar. Em conformidade com o Guia Pronatec de Cursos FIC, do Ministério da Educação (MEC), na pactuação 2021 de cursos FIC, o Pronatec/Funece terão vagas em três Eixos Tecnológicos: Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios e Recursos Naturais. Conheça mais sobre os cursos abaixo.

Assistente de Secretaria Escolar – carga horária: 180 horas

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo
Perfil Profissional: Desenvolve atividades administrativas nas instituições de ensino com sistematizações
e procedimentos voltados para os serviços de apoio à secretaria. Presta informações e mantém atualizado
o arquivo de legislação e de documentação da unidade escolar. Operacionaliza os processos de matrícula,
transferência, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes.

Assistente Administrativo – carga horária: 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo
Perfil Profissional: Executa processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças,
produção, logística e vendas. Atende fornecedores e clientes. Fornece e recebe informações sobre produtos
e serviços. Trata documentos variados.

Assistente de Contabilidade – carga horária: 160 horas

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo
Perfil Profissional: Executa, codifica e classifica históricos e escriturações contábeis. Realiza conciliações
contábeis, pagamentos, conferência de livros fiscais e declarações fiscais. Elabora balancetes, balanços e
demonstrativos contábeis, folha de pagamento e rescisões. Controla planos de contas, calcula custos de
ativos, encargos trabalhistas, sociais e previdenciários, tributos, taxas, encargos e impostos e apura resultados
financeiros.

Agricultor Familiar – carga horária: 200 horas

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto
Perfil Profissional: Atua em propriedades familiares de pequeno e médio porte. Realiza diagnóstico da
propriedade familiar baseado nas ações integradas do sistema produtivo. Planeja e organiza ações de forma
cooperativa. Colhe e beneficia produtos agropecuários. Correlaciona os sistemas de produção e o ecossistema.
Maneja os recursos naturais de forma sustentável promovendo a integração lavoura pecuária. Atende a
legislação vigente

Inscrições

A expectativa é que as aulas presenciais dos cursos tenham início em agosto deste ano. Para se candidatar a uma das 340 vagas que serão ofertadas, os interessados devem ficar atentos ao site da instituição (www.uece.br/pronatec) para verificar a documentação necessária e o passo a passo para realização da matrícula, informações que serão divulgadas nos próximos meses.

Esta é a quinta pactuação do Pronatec/Funece para a oferta de cursos FIC. Antes, foram realizadas pactuações em 2015, 2016, 2017 e 2018, com a oferta total de 162 turmas de cursos de formação em diferentes áreas.