Encontro virtual debate desafios e oportunidades para a aquicultura no Ceará

16 de outubro de 2020 - 23:43

A aquicultura cearense registrou uma produção de 22,6 mil toneladas em 2019. Desse total, 16,7 mil foram de camarão, número que coloca o Estado em segundo lugar no ranking dos maiores produtores do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Norte. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram o potencial cearense para a atividade que, apesar da estiagem dos últimos anos, permanece se destacando no Estado e gerando renda e emprego. Nesse cenário, o curso técnico em Agronegócio do MedioTec/Pronatec/Funece de Jaguaribe realiza, nesta segunda-feira (19), às 19h, o encontro virtual “Aquicultura – Inovação na produção e o futuro do mercado no Ceará”.

Conforme o coordenador do curso técnico em Agronegócio do MedioTec, professor César Fernandes, o evento contará com pesquisadores, representantes de empresas e produtores se camarão, que apresentarão aos estudantes uma abordagem ampla sobre o cenário atual e as iniciativas necessárias para o avanço sustentável da atividade no Estado. Na programação, estão o presidente da Associação dos Criadores de Camarão de Jaguaribe (Camaribe), Walber Peixoto; o doutor em Engenharia de Pesca e professor do IFCE, Leonardo Freitas; e a doutora em Ciências Veterinárias e pesquisadora da Larviforte, Larissa Teixeira Nunes.
O encontro ocorrerá via Google Meet e conta com o apoio da UAB – Polo Jaguaribe, do IFCE – Campus Morada Nova, LarviFort  e Camaribe.