Estudantes do curso técnico em Enfermagem de Canindé promovem ação sobre câncer de mama

15 de outubro de 2020 - 20:13

Um em cada 12 mulheres brasileiras deve receber o diagnóstico de câncer de mama neste ano. Ao todo, estão previstos mais de 66 mil casos da doença no Brasil, sendo 2.510 apenas no Ceará. Os números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer de mama é que o mais atinge as mulheres e alerta para a importância de campanhas como o Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção. Nesse sentido, os estudantes do curso técnico de Enfermagem de Canindé realizaram, neste mês, uma ação de educação em saúde com os pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) daquele município.

De acordo com a assessora Pedagógica do MedioTec em Canindé,  Hidelvandra dos Santos Soares, a ação foi uma oportunidade para que as estudantes exercitassem o contato com os pacientes, aprofundassem um pouco mais o debate sobre saúde da mulher e chamassem a atenção das pacientes da UBS para a importância da prevenção do câncer de mama. Conforme o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio da adoção de hábitos saudáveis como manter o peso corporal adequado, ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente.

Durante a ação de educação em saúde, executada pelas estudantes Shamira e Keyliane e orientada pela professora Fernanda Magalhães, também foram distribuídos broches com laços cor-de-rosa que são símbolo da campanha Outubro Rosa.