Turma de Maranguape conclui disciplina de Informática com apresentação de seminários

11 de setembro de 2020 - 17:05

Estudantes do curso técnico em Comércio do município de Maranguape mostraram bastante empenho no encerramento da disciplina de Informática Básica, no fim de agosto. De forma remota, por conta da pandemia da Covid-19, a turma – dividida em equipes de três alunos, duplas ou mesmo individualmente – apresentou seminários sobre temas ligados à tecnologia, conquistando bom desempenho. Foram dois dias de apresentações, por meio da plataforma Google Meet, segundo o professor Valdizar Forte.

De acordo com o professor, foi sugerido que os jovens apresentassem conhecimento sobre assuntos bastante atuais relacionados ao mundo tecnológico, como redes de computadores, internet, segurança da informação, informática educativa, comércio eletrônico, tecnologia em tempos de pandemia e jogos educativos. Além desses, os estudantes também sugeriram os temas hackers e crackers e jogos online.

“Houve muitos elogios, dos próprios colegas, pela qualidade do material e de pesquisa. Eles mesmos escolheram os temas com que mais se identificaram. Foi emocionante e desafiador para eles, muitas vezes pela dificuldade de acesso à internet. No início hesitei em propor a eles apresentação de seminários, mas me surpreendi com a qualidade do material que eles me apresentaram e pela expressividade deles na hora de apresentar”, define o professor Valdizar.

Turmas MedioTec

O MedioTec/Pronatec/Funece oferece aos estudantes de escolas públicas a oportunidade de fazer, simultaneamente com o Ensino Médio. Na pactuação 2020, estão sendo ofertados cinco cursos técnicos (Gerência de Saúde, Agronegócio, Comércio, Contabilidade e Segurança do Trabalho), contemplando 22 turmas, distribuídas em 20 municípios cearenses. No curso técnico em Comércio, foram formadas três turmas, nos municípios de Maranguape, Missão Velha e Quixadá.