Aluno de Gerência em Saúde de Tauá cria vídeo e oração em homenagem ao Dia do Estudante

12 de agosto de 2020 - 22:28

Motivação e compromisso são fundamentais na busca pelo conhecimento. Inúmeros são os desafios nessa jornada, enfrentados com resiliência pelos jovens estudantes do Pronatec/Funece em busca da realização profissional e pessoal. Perseverança e fé são indispensáveis para enfrentar os obstáculos ao longo do caminho, segundo o estudante Rafael Oliveira dos Santos, do curso técnico em Gerência em Saúde de Tauá (MedioTec/pactuação 2019).

Inspirado nos desafios impostos aos estudantes pelo atual momento de pandemia da Covid-19 e em homenagem ao Dia do Estudante, o jovem redigiu uma oração e elaborou um vídeo, para motivar os colegas da turma. “Como dia 11 de agosto é o Dia do Estudante, no meio da pandemia que estamos vivenciando, eu pensei em homenagear nós mesmos, estudantes. Mesmo com tantas dificuldades que estamos tendo, nunca devemos deixar de orar a Deus, pedir a Ele que nos proteja durante essa pandemia. Essa foi uma oração para nos motivar”, conta o estudante. Confira a prece escrita por Rafael e compartilhada com os colegas:

“Jesus, Mestre e fonte de todos os dons, nós te agradecemos pela oportunidade de poder estudar! Que nós possamos assumir nossos estudos com responsabilidade.
Estudar é uma dádiva, uma arte, uma trajetória de enriquecimento cultural e de constantes desafios que exigem dedicação e esforço.
Samos estudantes felizes em busca de novos conhecimentos, dispostos a desenvolver talentos, seguir uma vocação e percorrer o caminho da aprendizagem e da realização.
Senhor, inspira-nos para melhor concentrarmos nos estudos e na frequência às aulas. Nos dê sabedoria e prudência.
Nos conduza pelo caminho do bem para realizar os nossos sonhos e ajudar a construir um mundo melhor!
Abençoa, Senhor, nós estudantes, nossos professores e a todos que nos ajudam diariamente.
Amém.”

A turma de Rafael se prepara para a conclusão do curso técnico em Gerência em Saúde. Segundo a professora do curso, Gina Kércia Alves do Carmo, os jovens estão cursando a disciplina de Gestão de Cursos Aplicada à Saúde. Na grade curricular, os estudantes de Tauá farão ainda as disciplinas de Projeto de Negócio (TCC) e Projeto de Vida. Em respeito ao decreto do Governo do Estado e seguindo as orientações do Conselho Estadual de Educação (CEE), as aulas do Pronatec/MedioTec/Funece seguem de forma remota até 31 de dezembro de 2020.

Além da oração, Rafael criou um vídeo para marcar a trajetória da turma de Gerência em Saúde e homenagear os docentes. “Todos os professores deles do curso de Gerência e algumas visitas de campo que fizeram ao longo do curso estão no vídeo”, explica a professora Gina Kércia. Veja abaixo:

A expectativa de Rafael é grande para a conclusão do curso técnico e do ensino médio, na escola Dorinha Cidrão, também este ano. Enquanto faz planos para os próximos passos dentro da área da saúde, o jovem conta que teve bom aproveitamento das aulas e agradece aos professores pelo empenho em repassar tanto conhecimento.

“Minha expectativa, a cada dia que se passa, está só aumentando. Mesmo em aulas remotas, estamos colocando para valer as aulas, estamos sendo muito motivados a cada dia que se passa. Como estou quase concluindo o semestre, aproveitei cada aula que esses belos profissionais (professores) me deram, a cada disciplina dada. Espero ingressar na área da saúde, como gestor. Farei outra especialização na área”, planeja.

Dia do Estudante

No Brasil, o Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto, mesma data em que, em 1827, D. Pedro I criou os dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. As duas escolas formaram gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.

Cem anos depois, em 1927, durante uma comemoração em homenagem aos cursos, o advogado Celso Grand Ley sugeriu que fosse instituído o 11 de agosto como Dia do Estudante. Desde então, o Dia do Advogado também é comemorado na mesma data.