Estudantes de Iguatu utilizam mapas mentais para aprender conceitos sobre saúde

6 de agosto de 2020 - 20:30

O conceito de saúde foi explorado e compreendido pelos alunos do MedioTec de Iguatu de uma forma bem dinâmica e diferente da tradicional. Na disciplina de Direito e Legislação na Saúde, do curso técnico de Gerência em Saúde, os estudantes aprenderam a construir mapas mentais, para que pudessem estruturar e organizar o conhecimento sobre saúde.

O enfermeiro Lucas Dias Soares, professor da disciplina, explica que a atividade instigou os discentes a pensarem sobre o conceito de saúde como elemento essencial para compreender como o sistema de saúde se organiza, e como a tríade saúde-doença-cuidado se desenvolve. Foi solicitado que os alunos construíssem mapas mentais apresentando três dimensões: “O que é saúde para mim?”, “Para ter saúde é preciso…?” e “Eu consigo saúde no/na…?”.

“Mapas mentais constituem na ilustração de pensamentos organizados a partir de uma tempestade de ideias e é empregado na compreensão de problemas, gestão de soluções, memorização e aprendizado de conceitos”, detalha o docente.

Na aula seguinte, conforme ainda o professor Lucas, os estudantes debateram suas compreensões sobre o assunto esquematizadas nos mapas, como conhecimento prévio sobre o tema, para condensar o conteúdo sobre Saúde, História Natural da Doença e Determinantes Sociais de Saúde.

A disciplina de Direito e Legislação na Saúde aborda conceitos como Estado, direitos sociais, Constituição Federal e Sistema Único de Saúde (SUS), Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Evolução histórica da Saúde no Brasil, modelos assistenciais de saúde no Brasil, entre outros.

Turmas

Na pactuação 2020 do Mediotec/Pronatec/Funece, estão sendo ofertados cinco cursos técnicos  22 turmas de cinco cursos técnicos (Gerência de Saúde, Agronegócio, Comércio, Contabilidade e Segurança do Trabalho), contemplando 22 turmas, distribuídas em 20 municípios cearenses.

No curso técnico em Gerência de Saúde, foram formadas sete turmas, nos municípios de Beberibe, Acaraú, Brejo Santo, Campos Sales, Iguatu, Mombaça e Quixadá.

Técnico em Gerência de Saúde

O profissional técnico em Gerência de Saúde controla e avalia a implementação de programas de saúde; gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho; realiza estudos de custos e viabilidade; desenvolve projetos de gestão em saúde; realiza previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material; fiscaliza a execução de contratos e serviços de terceiros; aplica normatização relacionada a produtos, processos, ambientes e serviços de saúde; desenvolve e alimenta estatísticas de indicadores de saúde.