Turma de Contabilidade de Aracoiaba apresenta seminários sobre tecnologia em aula remota

4 de agosto de 2020 - 22:03

Estudantes da turma do curso técnico em Contabilidade (MedioTec/Pronatec/Funece) de Aracoiaba colocaram em prática, em apresentações de seminários, na última segunda-feira (03/08), o que aprenderam na disciplina de Informática Básica. A atividade ocorreu em ambiente de sala de aula remota, via Google Meet.

No trabalho, quatro equipes apresentaram temas estudados nas aulas remotas, como descobertas e criações do homem e sua relação com a natureza e o trabalho; a industrialização no Brasil; Tecnologia da Informação; Internet e acesso à Tecnologia da Informação no Brasil; tecnologias e mercado de trabalho; e informática na formação do trabalhador.

“Nesse momento de isolamento social eu tive a ideia de adicionar essa atividade como seminário para que os alunos trabalhassem de forma colaborativa, onde os membros da equipe ajudam uns aos outros. Todos em casa, mas sempre em contato com a equipe”, informa o professor da disciplina de Informática Básica, Pedro Hericson Machado.

Os seminários, conforme o professor, tiveram o objetivo de fazer os alunos aprenderem a utilizar ferramentas de trabalho colaborativo com compartilhamento entre usuários, e estimular o uso da criatividade em resolver problemas.

As equipes usaram a ferramenta Google Apresentações para elucidar os temas, por meio de slides feitos pelos próprios alunos. O professor Hericson ressaltou as apresentações bem produzidas, em tópicos com poucos textos. Em vários momentos da aula, ele comentou sobre estar surpreendido com a criatividade dos alunos, destacando que eles não ficaram presos ao conteúdo abordado na sala de aula virtual e nas apostilas.

“Em especial, uma equipe conseguiu contextualizar o tema do seminário com a realidade da pandemia que estamos enfrentando. Outra equipe adicionou uma reportagem bem interessante também referente ao tema, o que indica o comprometimento e pesquisa sobre o tema apresentado. Em um período curto de tempo todas as equipes conseguiram planejar, estudar e apresentar o seminário. E o mais importante: eles conseguiram trabalhar em equipe, como eu esperava”, celebra o professor Hericson.

Durante as apresentações, os professor também encorajou os estudantes, incentivando-os a ficarem seguros e perderem a timidez durante as apresentações. Para ele, as experiências no Pronatec/MedioTec podem ser o primeiro passo para vivências acadêmicas no futuro, em outros níveis de estudo. “Na época da faculdade, tive um orientador (Prof. Dr. Sandro Jucá) que sempre incentivava os alunos a apresentarem projetos, foi aí que eu tomei gosto de ser professor. Nessa mesma ideia, eu espero incentivar os alunos e plantar uma semente para que eles encontrem um caminho pra faculdade como terceiro objetivo”.