Turma de Agronegócio em Limoeiro do Norte fixa conteúdo com auxílio de jogo online

31 de julho de 2020 - 21:15

Estudantes do curso técnico em Agronegócio de Limoeiro do Norte vivenciaram uma forma bem diferente e divertida de aprender a disciplina de Princípios de Agroecologia e Prática de Convivência com o Semiárido. Ao fim da disciplina, o conteúdo foi revisado por meio de um jogo, elaborado pela professora Patrícia Barreto por meio da ferramenta Quizlet.

A docente explica que formulou 30 cartões com perguntas e respostas, que geravam uma pontuação a cada acerto. Em cada um dos cartões, era possível encontrar 30 termos ou palavras-chaves aprendidas em sala de aula. O verso de cada cartão trazia a definição de cada um. Após a memorização, os alunos chegaram na modalidade Aprender, onde precisavam responder corretamente questões objetivas. Depois, a turma tinha a opção de soletrar e escrever as respostas ouvidas em áudio, afim de fixar os conceitos.

“Eu quis fazer isso pra eles aprenderem de uma forma divertida. Jogando uma coisa interativa no celular chama atenção e pensei que assim ia ser mais fácil para eles revisarem os assuntos e testar os seus conhecimentos. Para mim, aprender brincando é melhor e eu me coloquei no lugar deles. Eles gostaram e muitos me mandaram a colocação em que ficaram”, conta a professora Patrícia Barreto.

O quiz como atividade para a turma foi uma surpresa para a aluna Isabel Barboza, 17 anos, que nunca tinha feito tarefa em forma de jogo nos cursos que fez anteriormente. “Eu achei bem legal a criatividade que a professora Patrícia teve. Gostei muito e também os outros alunos gostaram”, lembra.

Isabel conta que teve dificuldade no início. Mas, segundo ela, “bastou pegar a manha” da proposta do quiz. “É outra forma de aprender. Estamos acostumados naquele jeito de escrever, copiar, responder, seja no celular, ou computador, com as aulas remotas. Essa foi uma forma de incluir o conteúdo de uma forma legal, diferenciada e divertida”.

Yuri Dieimison, 16 anos, conta que achou a atividade muito produtiva para a turma. “Trouxe um conhecimento incrível e foi muito bem explicada”, definiu. “A atividade deixou o aprendizado mas claro, incrível para quem está com dificuldades nos assuntos.
Na prática o site é bastante fácil de usar e aprender, eu achei que a professora explicou muito bem e as perguntas foram bem elaboradas. Com a atividade depois das explicações ficou muito fácil de resolver as questões”, contou o aluno.

Aprendizado

Sobre os curso técnico em Agronegócio, Isabel e Yuri contam que vêm aproveitando bem a oportunidade. A jovem Isabel Barboza diz que tem se encontrado nas aulas desde a Semana da Integração. “As aulas são sensacionais. A professora Patrícia, por exemplo, é uma profissional incrível; as aulas dela, como passa conteúdo e deixa a turma à vontade. No começo, penso que ela acho que teria dificuldades, mas quando viu que a gente ia fundo no conteúdo e era participativo, ela gostou bastante. Amei o curso de Agronegócio, é uma oportunidade de vida, de conseguir um bom emprego no futuro”, planeja.

Yuri também está feliz com a nova etapa e diz que não vê a hora de estar em sala de aula, para encontrar amigos e professores. “Eu particularmente venho amando o curso, as aulas são muito bem explicadas, temos um diálogo maravilhoso durante a aula. Confesso que queria estar assistindo as aulas presenciais, mas perante as circunstâncias, temos que tomar essas medidas”, conta, em referência ao isolamento social importo pela pandemia da Covid-19.