Quiz online estimula aprendizado em informática no MedioTec de Iguatu

29 de julho de 2020 - 18:28

Ensinar de forma lúdica é uma das maneiras mais assertivas e prazerosas de garantir o interesse e fixação dos conteúdos entre os alunos. E em tempo de aulas virtuais, por conta da pandemia da Covid-19, plataformas online podem contribuir bastante para essa missão. Foi assim que a turma do curso técnico em Gerência de Saúde do município de Iguatu (MedioTec/Pronatec/FuneceaFunece) concluiu a disciplina de Informática Básica: por meio de um divertido quiz de perguntas e respostas.

De acordo com o professor João Paulo Policarpo, foram formuladas perguntas objetivas por meio de uma plataforma online de geração de questões, o Rachacuca. Foram propostas aos alunos perguntas com quatro ou cinco opções, em que os alunos deveriam assinalar apenas uma resposta correta.

“Os objetivos da atividade foram avaliar a aprendizagem dos principais conteúdos da disciplina; promover a interação e a participação por parte dos alunos; e implementar um modelo de metodologia que incentiva a pesquisa e busca por conhecimentos”, explica João Paulo.

O professor informa ainda que a turma foi bastante participativa, registrando uma média de 75% a 80% de acertos. Entre os conteúdos abordados no quiz, o professor explorou diversos assuntos do mundo digital, como sistemas operacionais, hardwares e softwares, editores de texto, navegadores e internet.

Turmas

Na pactuação 2020 do Mediotec/Pronatec/Funece, estão sendo ofertados cinco cursos técnicos  22 turmas de cinco cursos técnicos (Gerência de Saúde, Agronegócio, Comércio, Contabilidade e Segurança do Trabalho), contemplando 22 turmas, distribuídas em 20 municípios cearenses.

No curso técnico em Gerência de Saúde, foram formadas sete turmas, nos municípios de Beberibe, Acaraú, Brejo Santo, Campos Sales, Iguatu, Mombaça e Quixadá.

Técnico em Gerência de Saúde

O profissional técnico em Gerência de Saúde controla e avalia a implementação de programas de saúde; gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho; realiza estudos de custos e viabilidade; desenvolve projetos de gestão em saúde; realiza previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material; fiscaliza a execução de contratos e serviços de terceiros; aplica normatização relacionada a produtos, processos, ambientes e serviços de saúde; desenvolve e alimenta estatísticas de indicadores de saúde.